Seguidores

domingo, 12 de fevereiro de 2017

O que é fundição

O que é fundição

FUNDIÇÃO

A fundição é um dos mais antigos e dos mais principais processos de fabricação. É ela quem dá origem aos produtos de metais.

Um dos mais antigos e principais processos de fundição
Um dos mais antigos e principais processos de fundição. (Foto: Reprodução)
A fundição é um dos mais antigos e dos mais principais processos de fabricação. É ela quem dá origem aos produtos de metais. Por existirem vários formatos de peças de metal, a fundição é a forma mais versátil que existe nesse tipo de produção.
É um processo de fabricação de peças metálicas, onde o metal liquido preenche um molde com o formato e as medidas desejadas da peça. Isso significa que a fundição é um dos processos iniciais de produção, podendo criar peças com formatos definitivos e com limitações mínimas em termos de tamanho, forma e complexidade.
Diferente do que você deve imaginar, a matéria que se usa não é unicamente o aço para a produção de ligas metálicas. Vários tipos de ligas são processados por fundição, desde que elas possuam propriedades necessárias para esse processo, como: temperatura de fusão e fluidez.
A temperatura de fusão é quando o metal passa do estado sólido para o estado liquido se exposto a altas temperaturas. A fluidez é a capacidade de uma substância escoar com maior ou menor facilidade, assim como a água flui melhor do que o óleo.
Se essas duas propriedades forem existentes, qualquer outro tipo de liga pode ser usado para fundi-la.
Processo de fundição
Processo de fundição (Foto: Reprodução)
No início, tudo começou com a fundição do cobre, depois foi possível fundir o bronze e mais tarde a fundição do ferro. Como você deve saber, o ferro exige temperatura de fusão muito mais alta, mas com as descobertas da Revolução Industrial, a tecnologia foi se aperfeiçoando até chegar à fundição do aço. Apenas no século XX o uso do aço foi totalmente aperfeiçoado e hoje está presente em vários produtos da nossa vida.
Pensando a longo tempo, sem a fundição não seria possível a existência de máquinas industriais, máquinas ferramentas e máquinas agrícolas, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário