sábado, 18 de fevereiro de 2017

Qual o significado do rosto nas cédulas brasileiras?

Qual o significado do rosto nas cédulas brasileiras?


A nossa moeda corrente foi implantada no mandato do presidente Itamar Franco, sob o comando de Fernando Henrique Cardoso, até então ministro da fazenda, eleito depois presidente da república. O nome “Real” foi escolhido por fazer referência à primeira moeda do Brasil, os “Réis”, e principalmente por trazer um sentido de realidade, ou seja, uma moeda que demonstra o real valor da unidade.

Todo mundo alguma vez já deve ter se questionado: Qual o significado dos símbolos nas cédulas?

No verso temos os animais, eles foram escolhidos como uma homenagem á fauna brasileira, demonstrando sua diversidade e riqueza. Na frente temos o rosto desconhecido que é a imagem de uma mulher. Ela deve ser muito importante, afinal de contas está em todas as notas. Por exemplo nos Estados Unidos da América, suas notas de dólar estão estampadas grandes ícones do país como: George Washington, Thomas Jefferson, Abraham Lincoln, Benjamin Franklin, etc.

Já reparou na semelhança entre a o rosto da estatua da liberdade e a mocinha do nosso dinheiro?


Mas pera aí, a quem pertence o rosto da estatua da liberdade?

Após o triunfo da revolução francesa, foi criada a República Francesa, terminando com o sistema absolutista, dando mais autonomia ao povo através de direitos sociais e com a declaração dos direitos do homem e do cidadão.

A revolução, os novos ideais, as perspectivas do povo, enfim, a república, precisava de um símbolo, de uma imagem, e assim foi criada Marianne, a personificação da república, liberdade, igualdade e fraternidade.

Na antiguidade era comum representar ideais, fenômenos, entidades abstratas e deuses em personificações alegóricas, esta prática foi menos comum na idade média, mas ressurgiu durante o renascimento.

Esta mulher representa a razão, a nação, a pátria e principalmente as virtudes da república. Historiadores dizem que a razão pela qual foi escolhida uma mulher para representar a república, foi que uma alegoria feminina simbolizava uma ruptura com o antigo regime autocrático chefiado por homens. A origem do nome é um pouco incerta, mas muitos dizem que se trata da junção dos dois nomes femininos mais comuns na França: Mari e Anne.


Quando a França resolveu presentear os EUA em comemoração aos seus 100 anos de declaração de independência, fez isso através da Estátua da Liberdade: uma versão maçônica de Marianne, feita pelo maçomFrederic Auguste. Não demorou para que Marianne se tornasse alegoria da República em todo o Ocidente, incluindo, é claro, o Brasil. Se os americanos conseguem ver a Maçonaria na nota de um dólar, através do “Olho que tudo vê”, nós brasileiros podemos encontrá-la em todas as nossas notas através dela, Marianne, a Senhora da Liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário