sábado, 25 de fevereiro de 2017

TURMALINA PARAÍBA, A GEMA MAIS CARA QUE O DIAMANTE

TURMALINA PARAÍBA, A GEMA MAIS CARA QUE O DIAMANTE

anel de turmalina Paraiba
A turmalina é uma gema que existe em tantas cores que pode representar o arco-iris, mas uma em especial merece destaque, é a TURMALINA PARAIBA, de um azul intenso e profundo é chamado de azul neon, é isto mesmo, neon, porque brilha no escuro… devido a forte presença de cobre em sua composição química.
turmalina paraiba brutaAlem do cobre, ela contem, ferro, manganes, cromo e vanadio.Foi descoberta em meados dos anos 80, pelo mineiro Heitor Barbosa, em Sao José da Batalha, estado da Paraiba, Brasil.

Quando foi encontrada, havia 300 anos que nao se encontrava uma nova gema, o que causou frisson entre as grandes joalherias do mundo. Foi batizada com o nome do estado produtor, a Paraíba no nordeste brasileiro.

turmalina paraiba bruta
turmalina paraiba bruta
Devido a beleza, a raridade e dificuldade de se extrair esta gema, ela esta entre as 10 mais caras do mundo, ultrapassando o preço do diamante, podendo chegar a USD $ 50 mil o kilate. Foi encontrado na Africa, incidencias de Turmalina Paraíba, mas a africana é semelhante, nao a mesma, possuindo menor valor comercial.
A turmalina Paraíba é muito cobiçada por joalherias como a Tiffany &CO., Chanel, Amsterdam Sauer e H.Stern.

Nenhum comentário:

Postar um comentário