quarta-feira, 8 de março de 2017

Garimpeiros invadem Serra da Borda pela 4ª vez


Garimpeiros invadem Serra da Borda pela 4ª vez

Apesar de ter sido confirmada só neste fim de semana, nova ocupação começou no fim de janeiro

da Redação

pautas@olivre.com.br



Garimpo 02
Garimpeiro observa túnel aberto ilegalmente na Serra da Borda, em outubro de 2015
O garimpo da Serra da Borda, a 422 quilômetros de Cuiabá, foi invadido novamente. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) confirma que há pessoas ocupando ilegalmente o garimpo. Porém, não informou a quantidade de invasores no local.
A quarta invasão no garimpo de ouro, apesar de ter sido confirmada só neste final de semana, começou dias depois que policias desocuparam o local, em 24 de janeiro passado. A Secretaria comunicou ao Ministério da Justiça a nova invasão da área.
Não há até o momento registro de emprego de violência por parte dos garimpeiros. Informações da Polícia Militar do município apontam que mais de 500 pessoas estão na área.
Segundo a PM, até sexta-feira (3) havia movimento de populares na principal estrada de acesso ao garimpo. A última desocupação da área ocorreu por determinação da Justiça Federal de Cáceres, distante 210 quilômetros de Cuiabá.
O governo de Mato Grosso cumpriu a determinação e confirma que a área é de abrangência da União e responsável por manter a segurança local.
As mineradoras Taraucá Indústria e Comércio S/A e Santa Elina Indústria e Comércio Ltda têm autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para realizar pesquisas. Na última invasão, uma milícia armada de Rondônia, acostumada a prestar serviços de escolta de aviões carregados de cocaína pra o PCC, havia sido contratada por garimpeiros para expulsar os seguranças das mineradoras do local. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário