sábado, 10 de junho de 2017

Jesus Cristo

Jesus Cristo, ou simplesmente Cristo, foi um profeta e líder religioso. Rei dos Judeus e figura central do Cristianismo, ele foi considerado um mensageiro de Deus.
Para os cristãos, Jesus Cristo é a único filho de Deus, o grande criador do universo.

Biografia

Jesus Cristo
Jesus Cristo foi filho dos judeus Maria e do carpinteiro José. Nasceu provavelmente em 6 a.C. num estábulo em Belém, na província romana da Judeia.
Após seu nascimento, os três Reis Magos (Baltazar, Gaspar e Melchíor) seguiram a Estrela de Belém, para visitá-lo e entregar-lhe presentes: incenso, ouro e mirra.
Vale notar que a vida de Jesus foi retratada por seus discípulos no Novo Testamento da Bíblia: Mateus, Marcos, João e Lucas.
Anunciado pelo anjo Gabriel, ele foi gerado pelo Espírito Santo sendo que Maria foi a escolhida para lhe conceber. Ou seja, Jesus foi enviado por Deus para salvar a humanidade.
Depois de Belém, ele foi com seus pais para Nazaré, na Galileia. Ali, viveu grande parte de sua infância e juventude. Isso porque quando Herodes, O Grande, ficou sabendo do nascimento do “filho de Deus” mandou matar todas as crianças de até 2 anos de idade.
Já adulto, foi batizado por João Batista no Rio Jordão, que se situa atualmente entre Israel e a Jordânia. Depois disso, ele permaneceu durante muito tempo peregrinando e pregando seus ensinamentos.
Nesse período, realizou diversos milagres e cada vez mais foi ganhando seguidores. Um dos milagres que merece atenção é quando ele multiplica os pães e os peixes, acabando assim com a fome de seus seguidores.
Alguns discípulos de Jesus eram chamados de Apóstolos. Segundo o Evangelho de Lucas:
“Ele chamou para si os seus discípulos, e deles escolheu doze, a quem ele chamou de apóstolos” (Lucas 6:13).
Os doze apóstolos também pregavam o evangelho. São eles: Pedro, João, Tiago (filho de Zebedeu), Tiago (Filho de Alfeu), André, Mateus, Bartolomeu, Simão Zelote, Felipe, Tomé, Judas Tadeu e Judas Iscariotes.
Esse último foi quem entregou Jesus aos romanos, sendo considerado um traidor. Segundo o Evangelho de Mateus, Judas Iscariotes foi quem falou para as autoridades romanas o local em que ele estava, em troca de 30 moedas de prata.
Jesus Cristo“A Última Ceia”, de Leonardo Da Vinci (1490). A pintura representa a última comunhão de Jesus e seus doze apóstolos antes de sua crucificação.

Crucificação e Morte de Jesus

Depois de traído por Judas Iscariotes, Jesus foi preso por soldados em Jerusalém, no Monte das Oliveiras. Carregou a cruz até o local onde seria crucificado e foi espancado e morto pouco depois, com apenas 33 anos.

Ressurreição de Jesus

Depois de morto, Jesus apareceu para seus apóstolos. Ele foi enterrado com uma grande pedra colocada em seu túmulo. Dias depois, Maria vai visitar o túmulo e encontrou o local aberto.
A "Páscoa" representa uma das datas mais importantes no Cristianismo e faz referência à morte e à ressurreição de Cristo.
É comemorada entre os dias 22 de março (data do equinócio) e 25 de abril. Vale lembrar que a semana que antecede o domingo de Páscoa é chamada de “Semana Santa”.
Você sabia?
A data certa do nascimento de jesus não é referida na Bíblia. Assim, o 25 de dezembro foi escolhido pelos romanos depois da cristianização de Roma. Nesse dia, eles comemoravam a solstício de inverno.

Frases e Mensagens de Jesus

“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.” (João 15:12,13)
Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela. Mas os ímpios serão arrancados da terra, e os aleivosos serão dela exterminados.” (Provérbios 2:21,22)
Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá.” (João 11:25,26)
Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.” (Mateus 22:37)
Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.” (João 11:9,10)
E, comendo eles, tomou Jesus pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele. E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado.” (Marcos 14:22-24)

Filmes

Cerca de 500 filmes já relataram a vida de Jesus Cristo. Confira abaixo cinco deles:
  • “O Filho de Deus” (2014): dirigido por Christopher Spencer.
  • “A Paixão de Cristo” (2004): dirigido por Mel Gibson.
  • “O Messias” (1976): dirigido por Roberto Rossellini.
  • “Jesus de Nazaré” (1977): dirigido por Franco Zefirelli.
  • “A maior história de todos os tempos” (1965): dirigido por George Stevens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário