domingo, 13 de agosto de 2017

Diferença entre safira roxa e ametista

Diferença entre safira roxa e ametista


Diferença entre safira roxa e ametista
As safiras roxas e as ametistas se parecem apenas superficialmente (Jeffrey Hamilton/Photodisc/Getty Images)
A safira, um membro da família das pedras preciosas corindons, exibe uma ampla variedade de cores. Impurezas em corindons transparentes matizam a pedra naturalmente incolor para amarelo, verde, rosa, roxo ou azul. As safiras roxas compartilham a sua coloração nobre com outra pedra preciosa roxa e vívida, a ametista. Embora suas tonalidades se pareçam, os dois tipos de pedra têm pouco em comum.

Dureza

O corindon possui uma taxa de 9 do possível 10 na escala de Mohs de dureza; perdendo apenas para o diamante. Variedades de quartzos, incluindo a ametista, estão no número 7 da escala de Mohs. Tanto a safira roxa quanto a ametista riscam vidros relativamente mais macios – número 6 na escala de dureza – mas outras formas de quartzo danificam ametistas enquanto deixam as safiras intocadas. Joias antigas de ametista são a prova dessa maciez nas extremidades de suas facetas, que desgastam visivelmente com algumas décadas de uso diário.

Estrutura química

As safiras roxas e as ametistas possuem estruturas químicas distintas. O óxido de alumínio (Al2O3) descreve todas as cores do corindon; as variedades roxas contêm átomos de vanádio ou crômio no lugar de um pequeno número de átomos de alumínio dentro da sua estrutura cristalina. As variedades de quartzo consistem em silício e oxigênio como dióxido de silício ou sílica (SiO2). A ametista deriva sua cor violeta da irradiação natural de impurezas de ferro dentro do mineral. Tanto a estrutura cristalina da ametista quanto os elementos que a formam diferem dos da safira.

Brilho

Embora as matizes de cores das duas pedras se pareçam, o brilho não. A safira tem um índice de refração maior de 1,762 a 1,778. Já o da ametista é de 1,544 a 1,553, o que significa que a pedra tem menos brilho do que uma safira de cor similar. Os gemólogos medem o índice de refração como uma característica distintiva de uma pedra. Alguns índices de refração de pedras são iguais, mas as safiras e as ametistas exibem uma diferença tão marcante de brilho que comparar as amostras de cada pedra revelará qual é qual até a um olho leigo.

Raridade

O quartzo mineral em suas várias formas foram uma parte significativa da crosta da terra. Enquanto nem todos quartzo é uma ametista com qualidade preciosa, a pedra transparente e roxa é mais comum do que qualquer outra forma de corindon, inclusive a variedade roxa. Existem grandes depósitos de ametista pela América do Norte, América do Sul, Europa central e em uma grande parte da Ásia. As safiras ocorrem em menos regiões. Os joalheiros dão preços às pedras de acordo com a qualidade delas. As ametistas semipreciosas recebem um preço menor do que as safiras roxas de qualidade e tamanho inferiores.

Fonte:  Seleções

Nenhum comentário:

Postar um comentário