sábado, 13 de agosto de 2016

Andratita>> Familia(s) : granadas, silicatos

Andratita

>> Familia(s) : granadas, silicatos


  • Granada andradita variedade damantoide da Russia talha oval
  • Cristal de granada africano
  • Cristal de granada amarela do Mali
  • Demantoide de Madagascar
  • Cristal de granada andradita da Africa
  • Relogio de granada demantoide e de perolas
  • Inclusões do tipo cor desvio de raio luminoso
A andralita : esta variedade de granada foi descrita e identificada por Dana, seu nome é homenagem à um mineralogista brasileiro José Bonifacio de Andrade e Silva (1763-1838).
Variedade melanita : seu nome vem do grego "negro" e contém titânio.
topazolita : variedade de andralita de cor amarelo a amarelo limão, ou castanho, transparente, que deve seu nome à sua cor proxima da cor do topazio.
Demantoida : é a variedade cromifera, descoberta na Russia no Oural no meio do século XIX°, é a granada a mais estimada, uma rariedade de andralita verde, cujo nome vem do alemão "demant" significando diamante pois esta gema verde tem um aspecto brilhante como o diamante, ela foi destacada pelo célebre joalheiro russo Fabergé.
Existe granadas ditas "mali" de amarelo à verde, sua compolsição quimica é proxima da grossularia e da andralita e elas são provenientes do Mali. Eles são chamados "grandita" contração de grossularia e andradita.

Local de extração

Melanita : encontra-se esta variedade de granada na França (Auvergne), na Alamanha (Bade-Wurtemberg), nos Estados Unidos (Colorado) na Italia, na Noruega, no Mali.
Topazolita : proveniente dos Estados Unidos (California), da Italia (Alpes) da Suissa.
Demantoida : é uma granada verde proveniente da Russia (jazidas historicas no Oural, inclusões tipicas em forma de rabo-de-cavalo), da Italia (Vale Malenco), de Madagascar onde foi descoberto em 2009 uma nova jazida em Ambanja, da Namibia (descoberta em 1996), do Iran, em Madagascar, da China, da Coreia, dos Estados Unidos, do Zaire

Utilização em joalheria

Demantoide : apreciado em bijuteria, pois esta gema tem um aspecto brilhante, como o diamante!
De tamanho pequeno e muito caro o demantoide gema foi divulgado desde sua descoberta por Karl Fabergé, ourives e joalheiro dos tsars, que logo compreendeu que o brilho excepcional desta granada podia ser colocado em destaque nas joias...nessa época era a unica granada verde e sua unica jazida conhecida era na Russia. Ela pode ser substituida por autras pedras verdes, havendo efeitos comparativos como o mperidoto, a turmalina verde garrafa; a esperalda.
A apelação "diamante da Sibéria" ou "esperalda do Oural" para a granada demantoide é proibida.
A melanita, variedade negra, servia a fabricar joias para luto, mas é pouco procurada.
A granada é a pedra aniversario do 2° ano de casamento.

Cuidado e precaução no cotidiano

facil de manutenção, pode-se limpar sempre, pouco sensivel aos produtos de lavar louça, ao calor, aos choques, elas são de uma dureza correta para serem usadas em joias.
O demantoide deve ser protegido dos choques pois continua consideravelmente fragil.

Gemas aproximativas

Litoterapia cultural e historica

Como os cristais robustos e pesados, a andralita preta reforçaria a vontade, a força, a coragem, favoreceria a circulação sanguinea, ela simboliza o Yang na China, é uma pedra de âncora. Reforçando o fisico, a andralita favoreceria a faculdade de arbitragem das tomadas de decisões em completa independência de espirito.
As pedras claras amarelas ou verdes têm uma ação benéfica sobre o figado, a vesicula; os intestinos em relação com o chakra do Plexus solar. Elas são uma forte fonte de energia.

Imitações e tratamentos

A melanita foi imitada por vidro negro

Nenhum comentário:

Postar um comentário