segunda-feira, 8 de maio de 2017

Mini Era Glacial? O que esperar do futuro próximo


Sete cientistas russos da Russian Academy of Science publicaram um trabalho instigante. Segundo eles o efeito estufa, tão alavancado pela mídia, não é tão importante como agente das mudanças climáticas como muitos acreditam.

Para os russos o fluxo de raios cósmicos é o grande agente das mudanças no clima da Terra. Os raios cósmicos , são fótons de alta energia, raios-x e gama e partículas subatômicas que chegam à Terra oriundas de supernovas distantes e de outros eventos violentos da galáxia.

A Terra está, geralmente, protegida destes raios cósmicos pelo Sol. Quando o Sol está em grande atividade (Solar Maximum) ele cria um escudo magnético que protege grande parte do sistema solar incluindo a Terra do bombardeio de raios cósmicos.

No entanto, no momento, estamos em uma fase de baixíssima atividade solar: o ciclo 24.

Somente em 2017 já existiram mais de 15 dias sem nenhuma mancha solar visível. A imagem acima mostra poucas manchas solares visíveis no dia de hoje.

Em 2016 foram
32 dias sem manchas solares.

Esse fenômeno, que iniciou em 1980, tende a aumentar. Já é o terceiro período de forte baixa incidência de manchas solares desde 1755, quando a contagem de manchas solares pelos astrônomos, iniciou.

O resultado disso é o aumento do fluxo de raios cósmicos que atingem a Terra sem a proteção do escudo magnético do Sol. As últimas medições da intensidade dos raios cósmicos, feitas em balões de grande altitude, confirmam o aumento do bombardeio terrestre.

Somente entre março de 2015 e setembro de 2016 houve um incrível aumento de 12,4% na radiação cósmica que atinge a Terra (veja o gráfico abaixo).


Quando o fluxo de raios cósmicos aumenta ocorre, na mesma proporção, um aumento da formação de nuvens a nível global. E é, segundo estes cientistas, essa cobertura de nuvens que bloqueia a radiação solar, resfriando a Terra e os oceanos.

É o início do resfriamento global, que segundo muitos, irá principiar uma nova mini era glacial.

A última mini era glacial ocorreu entre os anos de 1300 e 1850.

Foi um período de fome e miséria que afetou, principalmente, o hemisfério norte causando grandes migrações e desespero.

A mini era glacial foi exacerbada entre 1645 e 1715.

Nestes 70 anos o Sol atravessou o que se convencionou chamar de Mínimo de Maunder quando as manchas solares praticamente desapareceram aumentando a incidência de raios cósmicos, a formação de nuvens e o esfriamento do planeta.

A mini-idade do gelo destruiu economias, arrasou colheitas e até o transporte aquático.

Rios e lagos congelaram onde nunca tinha ocorrido. O mar Báltico congelou e o transporte entre a Finlândia e a Groenlândia com o resto do mundo foi praticamente inviabilizado. Os glaciais dos Alpes invadiram cidades e fazendas matando e destruindo. As plantações foram inviabilizadas. Em decorrência da falta dos alimentos a fome matou milhares e muitos emigraram para regiões mais quentes.

O gráfico acima mostra, com clareza, o efeito do Maunder Minimum quando a ausência de manchas solares coincide com a mini era glacial que assolou o planeta até 1750.

O gráfico da NOAA e do Space Weather Prediction Center, atualizado para março de 2017, acima, mostra o decréscimo das manchas solares e da atividade solar nos últimos anos. Nele fica aparente que o ciclo 24 pode dar lugar a um Maunder Minimum que irá levar, inevitavelmente, à uma mini era do gelo como a de 1.700. Este gráfico correlaciona com o de 400 anos acima e mostra que podemos estar entrando em uma época de resfriamento.

Para os Russos não existem muitas dúvidas. A menor atividade solar vai iniciar um ciclo de resfriamento.

Enquanto isso grandes nevascas, fora de época, assolam o hemisfério norte.
Na foto a Turquia é assolada por forte nevasca em abril.

Na Itália, também em abril de 2017, os agricultores estão aquecendo as colheitas com fogueiras para evitar o prejuízo total: uma anomalia climática que assusta.

Nos Alpes Austríacos a neve superou a dois metros de acúmulo, a maior nevasca da história em abril.

Na Suíça muitos recordes de baixa temperatura foram anotados, também, em abril. O mesmo ocorre em Denver onde estão previstas grandes nevascas para os próximos dias.

Isso tudo é apenas uma anomalia passageira ou um reflexo de um inevitável período de resfriamento que parece estar no início?



Nenhum comentário:

Postar um comentário