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Banco Central renova quase US$ 10 bilhões de vendas de dólares no mercado futuro
Por: Agência Brasil
Com o dólar em alta pelo segundo dia seguido, o Banco Central (BC) anunciou a renovação de US$ 9,6 bilhões em contratos de swap cambial, operações que equivalem à venda de dólares no mercado futuro. Em comunicado enviado no início da noite, a autoridade monetária anunciou que rolará os contratos que venceriam em 2 de janeiro.
Essa foi a primeira vez desde setembro que o BC rolou os contratos de swap cambial. Os US$ 9,6 bilhões equivalem a 40% dos US$ 23,8 bilhões do estoque de contratos de swap. Nesta quinta-feira (30), o dólar comercial encerrou a sessão vendido a R$ 3,272, com alta de 0,16%.
Por meio do swap cambial, o BC vende contratos em reais atrelados à variação do dólar e dos juros. Se o dólar subir mais que os juros no mercado futuro, o Banco Central tem prejuízo, e os compradores lucram. A operação ajuda a segurar a alta do dólar à medida que os investidores deixam de comprar dólares diretamente no mercado financeiro para adquirirem contratos de swap.
No leilão de rolagem de amanhã (1º), o BC ofertará 14 mil contratos de swap cambial com vencimento em março, maio ou outubro de 2018. Isso equivale a US$ 700 milhões diários dos US$ 9,6 bilhões previstos para serem renovados.
Fonte: Jornal ADVFN
Por R$1 bi, Cemig eleva fatia na Rio Minas Energia para 75%
Por: Último Instante
A elétrica mineira Cemig (BOV:CMIG4) anunciou nesta quinta-feira que comprou todas as ações da Luce Empreendimentos e todas as ações preferenciais da Rio Minas Energia detidas pelo BB Banco de Investimento, pela BV Financeira e pelo Santander Brasil por R$ 1,016 bilhão. Com a operação, a Cemig ampliou sua fatia na Rio Minas de 66,27% para 75% do capital, mantendo a participação de 50% no capital social votante da empresa. Além disso, a Cemig elevou sua participação na Lepsa de 66,62% para 100% do capital social votante e total.
Este não é o diamante rosa mais caro do mundo (custou só 27 milhões)
28 nov, 2017 - 17:30 • Reuters. Foto: Christie's
O “Pink Promise” tem tudo – tamanho, cor, qualidade da pedra –, mas não bateu o “Vivid Pink”.
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Foi quase, mas não chegou para bater o recorde do mundo: um enorme diamante de forma oval, conhecido como "Pink Promise" (promessa cor-de-rosa), foi vendido a um comprador anónimo por quase 27 milhões de euros (32 milhões de dólares) em Hong Kong, esta terça-feira.
Em 2009, um diamante cor-de-rosa, em forma de almofada, o "Vivid Pink" (cor-de-rosa vívido), foi vendido por 1,81 milhões de euros por quilate. A venda desta terça-feira chegou aos 1,80 milhões de euros por quilate.
"A cor da pedra está no topo dos diamantes rosa, para rosa. O tamanho é muito importante, quase 15 quilates. É um tamanho importante, uma cor superior, uma pedra absolutamente limpa e lindamente cortada. Assim, todos desses elementos, em conjunto com a obra-prima perfeita, ajudaram-nos a alcançar esse preço", disse Rahul Kadakia, chefe de jóias da Christie's International, citado pela Reuters.
O recorde mundial pago por quilate é de 3,4 milhões de euros, o valor pago pelo “Blue Moon of Josephine”, um diamante azul em forma de almofada de 12,03 quilates.
Esta jóia foi comprada por Joseph Lau, magnata de Hong Kong, em 2015, num leilão da Sotheby's, diz o livro dos recordes do Guinness. Lau deu o nome da filha ao diamante, que custou 48,5 milhões de dólares.
Fonte: Joia br
Gol na Pampulha pode iniciar briga entre aeroportos
Estadão Conteúdo
A Gol Linhas Aéreas vai dar o pontapé para a reabertura do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. A companhia anunciou que começará a vender nesta quinta-feira, 30, bilhetes na rota Pampulha-Congonhas para voos a partir de 22 de janeiro de 2018. Esse é o primeiro pedido de novos trechos aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) desde a polêmica decisão de reabrir o terminal mineiro, no fim do mês passado.
A reabertura da Pampulha foi uma decisão política tomada no auge da última votação da denúncia contra o presidente da República Michel Temer. Também foi uma vitória da Infraero, que vem perdendo poder no setor desde o início do processo de concessões. Do outro lado está o Aeroporto de Confins, arrematado em 2013 pela BH Airport, grupo formado pela CCR e pela suíça Zurich Airport.
A medida deve afetar a demanda da concessionária, que entrou na Justiça para questionar a decisão. Nota técnica do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, emitida no início do ano, diz que a retomada da Pampulha poderá representar queda de 8,5% a 51% da receita de Confins.
Fontes em Brasília acreditam que, com o início da venda de passagens da Gol, ficará difícil reverter a reabertura. Além disso, veem o possível início de uma batalha judicial, que pode respingar nas futuras concessões do setor e nas contas do governo, caso as outorgas sejam depositadas em juízo.
Além do trecho para Congonhas, a agência reguladora avalia outras três rotas solicitadas pela Gol, que terá 26% da oferta da Pampulha – Avianca, Azul e Latam também deverão ter novos espaços no aeroporto no futuro. Segundo a Anac, que anunciou a alocação dos slots na primeira quinzena deste mês, as demais companhias ainda não fizeram suas solicitações de trechos.
Discussões. O Estado apurou que, pelo menos por enquanto, a Gol não pretende reduzir o total de voos operados de Confins. Uma fonte lembrou que o espaço da Pampulha é relativamente pequeno, além de não receber investimentos há muito tempo.
O aeroporto terá capacidade para 11 movimentos por hora, considerando chegadas e partidas. Mas esse planejamento só foi possível alternando voos com aeronaves maiores e menores no horário mais demandado, o das 9h – exatamente o horário de estreia da Gol. Conforme as solicitações das aéreas, os destinos mais demandados foram Brasília (DF), Santos Dumont (RJ), Vitória (ES), Congonhas (SP) e Goiânia (GO).
Uma ala do mercado acredita que assim como São Paulo e Rio, Belo Horizonte também tem capacidade para um segundo aeroporto. Não é, no entanto, a conclusão da nota técnica do Ministério dos Transportes. “Conforme a bibliografia, a região apresentaria ineficiência nas operações em um cenário de operação plena dos dois aeroportos em concorrência, visto que haveria excesso de capacidade instalada, serviços replicados e custos relacionados à operação de ambos os aeroportos”, destaca a nota. A BH Airport, que administra Confins, não foi encontrada para falar do assunto. A Gol não quis comentar. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Qual a importância das ferrovias para o desenvolvimento socioeconômico?
A qualidade da vida urbana está associada à qualidade da mobilidade. E as ferrovias desempenham função primordial nesse contexto, pois trazem muitos benefícios para as comunidades por onde passam e para o país como um todo.
Diante dessa importância das ferrovias, elaboramos uma série sobre o tema, dividida em duas partes. A primeira aborda a história das ferrovias no Brasil e os benefícios do uso desse meio de transporte. Já a segunda, que será publicada no dia 30 de junho, explica o papel desempenhado pelos trens da Vale nesse cenário. A história da ferrovia nacional remete ao início do século, quando os trens eram de extrema importância para o escoamento das mercadorias.
Devido à grave crise ferroviária, o governo decidiu privatizar o setor. Desde o início das concessões, nos anos 1990, o transporte ferroviário praticamente dobrou, segundo a Associação Nacional dos Transportes Ferroviários. A partir da medida, foram investidos mais de 50 bilhões de reais na criação de novas ferrovias, expansão de trechos e melhorias. Hoje o setor ferroviário aguarda a prorrogação dessas concessões, que fazem parte de uma medida provisória, ainda à espera de votação no Congresso. Segundo a Associação dos Transportadores Ferroviários, a medida criaria até 40 mil empregos no país.