Seguidores

sábado, 8 de abril de 2017

A Região Sudeste do Brasil é formada por 4 unidades da Federação

A Região Sudeste do Brasil é formada por 4 unidades da Federação:
  • Espírito Santo – Vitória (ES)
  • Minas Gerais – Belo Horizonte (MG)
  • Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ)
  • São Paulo – São Paulo (SP)
Essa região possui uma área de aproximadamente 924.511,3 km² e com uma população com cerca de 86.400.000 habitantes, o que resulta em uma densidade demográfica de 93 habitantes por km², sendo a maior do país, a região mais povoada.

Mapa da região Sudeste.
Mapa da região Sudeste.
O relevo do Sudeste é composto da planície litorânea atlântica, principalmente os estados de Espírito Santo e Rio de Janeiro, Minas Gerais é o único estado dessa região que não possui litoral. São Paulo tem sua maior parte sobre os planaltos, mas possui uma região litorânea com muita influência histórica, a região da baixada santista.
A maior parte da vegetação dessa região é formada pela Mata Atlântica, uma vegetação tropical, com espécies de alto porte devido o alto índice de umidade, mas pouco se resta dessa vegetação, sendo a mais devastada no Brasil, seus remanescentes encontram-se em unidades de conservação. Assim como a diversidade de flora, a fauna da Mata Atlântica é diversa. Em algumas áreas de Minas Gerais encontram-se vegetações de cerrado, com aparência de vegetação morta na época seca, mas voltam as tonalidades verdes com a chuva.
O Sudeste possui importantes cursos d’água de bacias hidrográficas, como a nascente do rio São Francisco localizada em Minas Gerais, o rio Tietê em São Paulo que deságua na bacia do Paraná, assim como a maior parte do Estado de São Paulo. A bacia do Atlântico Sudeste é a única que integra apenas estados dessa região, que ocorre principalmente nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
O clima dessa região é em maior parte Tropical, que se divide em tropical úmido nas áreas litorâneas e nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, e tropical de altitude em São Paulo e Minas Gerais. O Estado de São Paulo é cortado pelo trópico de Capricórnio, o que faz com que uma parte mais ao sul do estado sofra influência do clima subtropical.
A Economia da Região Sudeste é a maior do país, com maior desenvolvimento desde a época colonial, já que era voltada a exploração de ouro no estado de Minas Gerais, exploração do pau-brasil na Mata Atlântica nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, após isso a época da plantação de café em São Paulo, e a chegada de indústrias com ao plano de expansão econômica por volta de 1950, que se instalaram no sudeste. É nessa região que se encontram os maiores polos industriais do país, com isso apresenta o maior PIB do Brasil, e possui as duas maiores regiões metropolitanas com São Paulo e Rio de Janeiro, que formam uma megalópole.
Com o alto desenvolvimento econômico nessa região ela foi motivo de migrações de pessoas de todo o país em busca de melhores condições de vida, formando uma grande mistura cultural no sudeste. E atualmente muitos dos migrantes estão voltando as suas regiões de origem, formando uma migração de retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário