quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

OVO TABELA NUTRICIONAL

O ovo é talvez o alimento mais injustiçado do mundo. Por anos a fio as pessoas foram instruídas a evitar os ovos em sua alimentação, uma vez que o seu consumo era relacionado a altos níveis de colesterol e, dessa forma, a uma série de doenças circulatórias e cardíacas.
Entretanto, essa correlação nunca foi uma certeza. As novas descobertas da ciência apontam para uma influência muito menor do consumo de ovos sobre todos esses males, de modo que o ovo pode agora recuperar sua reputação.
Os benefícios do ovo seguem, porém, inalterados: trata-se de um alimento extremamente nutritivo e que tem o seu lugar garantido numa dieta equilibrada. De fato, são muitas as funções para que serve o ovo. Em virtude de suas múltiplas propriedades, enumeramos abaixo sete benefícios do ovo para a boa forma e para a saúde.

1. Baixo Valor Calórico


Apesar de sua fama negativa, os ovos são campeões em um dos critérios mais observados pelas pessoas: um ovo inteiro possui apenas aproximadamente 70 calorias. Considerado o valor nutricional e as propriedades positivas dos ovos, trata-se de um valor consideravelmente baixo. A maior parte dessas calorias encontra-se na gema, de modo que aqueles que só comem as claras dos ovos absorvem ainda menos calorias.

2. Excelente fonte de Proteínas


Um ovo inteiro possui aproximadamente 6 gramas de proteína. Esse valor corresponde a quase 8% das necessidades diárias de uma pessoa média, o que faz do ovo uma das melhores fontes de proteínas. Na verdade, o ovo é um alimento praticamente indispensável para uma dieta com altas concentrações de proteína.
Os ovos também se destacam pela qualidade. As proteínas fornecidas pelos ovos são as mais completas que existem na natureza, uma vez que possuem todos os aminoácidos essenciais em quantidades adequadas. Como se quantidade e qualidade não bastassem, as demais fontes de proteína também são deixadas para trás quando se trata da disponibilidade das proteínas: a taxa absorção das proteínas do ovo é de quase 100%, de modo que praticamente nada é perdido.
Como uma fonte abundante e disponível de proteínas de altíssima qualidade, os benefícios do ovo para quem procura aumentar a massa muscular são claros. Adicionar ovos à dieta diária contribui imensamente para as necessidades proteicas de todas as pessoas, mas especialmente para a dos fisiculturistas, cujos músculos sempre em recuperação e crescimento demandam altas quantidades desse nutriente.
Além disso, uma dieta com altas concentrações de proteínas também serve para estimular a perda de peso e de gordura corporal. As proteínas estimulam o crescimento da massa magra, que por sua vez provoca um aumento nas calorias gastas pelo corpo em repouso, auxiliando na perda de gordura a longo prazo e de forma sustentável.

3. Saciedade

Pouco mais da metade das proteínas de um ovo encontram-se na clara, de modo que também para esse fator é aceitável a extração da gema.
Em virtude de sua alta concentração de proteínas e do seu alto valor nutricional em geral, o ovo é um dos alimentos que fornecem altos níveis de saciedade. Em verdade, apesar de seu baixíssimo valor calórico, quem adiciona ovos à dieta obtém uma saciedade prolongada e sente menos fome ao longo do dia.
As vantagens dessa sensação de saciedade são especialmente significativas para quem procura perder peso. Diversas pesquisas apontam para o fato de que o consumo de ovos, sobretudo no café da manhã, estimula uma alimentação mais leve durante o dia, de modo a facilitar a perda de peso.
Uma vez que a sensação de fome torna-se mais rara e mais fraca, é muito mais fácil resistir às tentações que normalmente estragam os esforços de longas dietas, configurando mais um dos preciosos benefícios do ovo para a boa forma.

4. Gorduras

O nível de gorduras nos ovos é tipicamente apontado como uma desvantagem desse alimento. Esse julgamento é, porém, em geral equivocado: é necessário avaliar as gorduras não só pela sua quantidade, mas pela sua qualidade.
A maior parte das gorduras de um ovo é formada por gorduras saudáveis: apenas 28% de suas gorduras são saturadas. Além disso, os ovos são ricos em ácidos graxos (também conhecidos como “ácidos gordos”), cujos benefícios à saúde são de amplo conhecimento. Especialmente significativas são as longas cadeias Ômega-3 presentes nos ovos, que são benéficas para o cérebro e para a visão.

5. Colesterol


Mais que às gorduras, o ovo deve a sua má fama ao colesterol. De fato, um ovo pode possuir até 250mg de colesterol LDL (o colesterol “mau”) em sua gema. Entretanto, a correlação entre o consumo de colesterol LDL na alimentação e a sua presença no sangue tem se mostrado cada vez mais duvidosa. Em verdade, o consumo de ovos não provoca aumentos nos níveis de colesterol LDL no sangue da absoluta maioria das pessoas: o colesterol LDL tem, em geral, origem nas gorduras saturadas.
Ainda que para pessoas que lutam para controlar o colesterol o ovo continue sendo um alimento controlado, não há motivos para que pessoas com níveis saudáveis de colesterol LDL limitem o seu consumo de ovos.
Além disso, o consumo de ovos parece ter relação mais sólida com o aumento nos níveis de colesterol HDL (o colesterol “bom”). Dessa forma, o consumo regular de ovos deve, na verdade, diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

6. Vitaminas e Minerais


Uma das propriedades mais impressionantes dos ovos é a sua concentração de vitaminas e minerais extremamente variados. Há, no ovo, valores consideráveis de vitamina A, D, E e de vitaminas do complexo B. Dentre os minerais, o ovo fornece boas quantidades de fósforo, selênio, ferro, iodo, cálcio e zinco.
Os benefícios do ovo por consumirmos essas substâncias são inúmeros, independente dos objetivos de uma pessoa no que se refere ao ganho de massa muscular ou à perda de peso. Em virtude dessa impressionante variedade o ovo é um dos alimentos mais completos encontrados na natureza.
É preciso notar, porém, que quase todos esses nutrientes encontram-se na gema do ovo. Retirá-la, portanto, torna o ovo muito menos nutritivo.

7. Testosterona


O ovo é extremamente importante para o ganho de massa muscular não só em virtude de sua alta concentração de proteínas de qualidade, mas também porque seu consumo regular promove um dos objetivos mais perseguidos pelos fisiculturistas: o aumento nos níveis de testosterona. A testosterona estimula o crescimento dos músculos, de modo que níveis altos desse hormônio possuem um efeito extremamente positivo.
Os benefícios do ovo para o aumento nos níveis de testosterona se devem sobretudo à concentração de gorduras saudáveis. Verdadeiramente decisiva, porém, é a presença do zinco. Esse mineral, indispensável para a produção da testosterona, não é tão facilmente encontrado em outras fontes.



Fonte: MUNDO BOA FORMA





Um comentário: