sábado, 10 de junho de 2017

Amazônia

A Amazônia é o maior bioma brasileiro com um território que corresponde a 4.196.943 milhões de Km² e abrange nove países, a saber: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname.
AmazôniaRio Amazonas
Considerada a maior reserva de madeira tropical do mundo, a Amazônia é composta aproximadamente de 2.500 espécies de árvores e abriga cerca de 30 mil espécies de plantas das 100 mil existentes em toda a América do Sul.
A Floresta Amazônica, contida no bioma Amazônia é considerada a maior floresta tropical do mundo.
Se quiser saber mais sobre os biomas do país, acesse: Biomas Brasileiros.

Características

Segue abaixo as principais caraterísticas do bioma Amazônia:

Clima

O clima da Amazônia é Equatorial, caracterizado por elevadas temperaturas e grande índice pluviométrico (chuvas).

Relevo

O relevo amazônico é formado de planície de inundação (várzeas), planalto amazônico e escudos cristalinos; e, na maioria dos casos, não apresenta altitudes acima de 200 metros. Contudo, o Pico da Neblina, considerado o ponto mais alto do Brasil localiza-se no norte do estado do Amazonas com altitude de 3.014 metros.

Vegetação

A vegetação na Amazônia é muito diversa e apresenta um conjunto de ecossistemas dispersos nas florestas existentes, a saber: Floresta de Várzea, Floresta de Igapó, Floresta de Igarapé, Floresta de Terra Firme e Floresta Montanhosas Andinas

Hidrografia

A bacia amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo e seu principal rio, o Amazonas, é o maior rio do mundo em volume de água com mais de 7 mil afluentes. Outros rios que fazem parte da hidrografia da Amazônia são: Araguaia, Nhamundá, Negro, Solimões, Tocantins, Trombetas, Xingu, Purus, Juruá, Japurá, Madeira, Tapajós, Branco.

Fauna e Flora

A Amazônia abrange a maior floresta pluvial e tropical do mundo, a Floresta Amazônica que abriga inúmeras espécies de animais e plantas o que lhe confere a maior em biodiversidade do mundo.
Alguns dos animais presentes no bioma da amazônia são: anta, preguiça, sagui-de-bigode, ariranha, suçuarana, arara-vermelha, tucano, morcego, tamanduá, cateto, cachorro-vinagre, gato-maracajá, macaco-aranha, macaco-barrigudo, irara, jaguatirica, jaguarundi, jacaré-açu,onça-pintada, peixe-boi, enguias, piranha, pirarucu, sucuri, bugio, boto cor-de-rosa.
As árvores nativas da Amazônia são: andiroba, pupunha, açaí, seringueira, mogno, cedro, sumaúma, castanha-do-pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário