Conhecida pela expressão "Pulmão do Mundo", a
Floresta Amazônica é considerada a
maior Floresta Tropical do Mundo e, por isso, possui uma grande biodiversidade. Além disso, ela faz parte do bioma Amazônia, o maior dos seis Biomas Brasileiros.
Vista Aérea da Floresta Amazônica
Em 2008, a Floresta Amazônica foi pré-selecionada na categoria das "Novas 7 Maravilhas da Natureza" pela Fundação Sete maravilhas do Mundo Moderno. Já em 2009, ela foi classificada em primeiro lugar na categoria "Florestas, Parques Nacionais e Reservas Naturais".
A palavra "Amazona" em grego significa "sem centro", onde o "
a" significa "sem", e "
mazôn" significa "centro". Curioso notar que o nome "Amazônia" deriva das mulheres guerreiras da Mitologia grega: as Amazonas. No dia 5 de setembro é comemorado o "Dia da Amazônia", a data foi escolhida pois foi no dia 5 de setembro de 1850 que a província do Amazonas foi criada por D.Pedro I.
Para saber mais sobre os biomas do país, acesse: Biomas Brasileiros.
Principais Características
Segue abaixo algumas caraterísticas sobre a Floresta Amazônica, desde localização, clima, solo fauna e flora:
Localização
A maior parte da floresta está situada na região norte do Brasil nos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Pará e Roraima; e em menores proporções nos países: Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa
Clima
Por estar localizada próxima à linha do Equador, o clima da Floresta Amazônica é o equatorial, ou seja, marcado por elevadas temperaturas e grande índice pluviométrico (chuvas). Além disso, os principais rios são: Rio Amazonas, Rio Negro, Rio Solimões, Rio Purus, Rio Juruá, Rio Japurá, Rio Madeira, Rio Tapajós e Rio Branco.
Solo
O solo da floresta amazônica é considerado pobre com uma fina camada de nutrientes porém, o
húmus formado pela decomposição da matéria orgânica, ou seja, folhas, flores, animais e frutos é rica em nutrientes utilizados para o desenvolvimento das espécies e da vegetação da Floresta.
Flora
A Floresta Amazônica é uma floresta tropical fechada, formada por
árvores de grande porte, e devido a pouca incidência de luz solar, não há muita vegetação rasteira.
Fauna
Dessa maneira, os animais que vivem na floresta são de pequeno e médio porte e, em sua maioria, vivem nas árvores, por exemplo, macacos, cobras, morcegos, tucanos, pica-paus, roedores, entre outros.
Problemas Ambientais
Muitos problemas ambientais que causam desequilíbrio do ecossistema amazônico são realizados na floresta, por exemplo: desmatamento, queimadas, contrabando de animais e plantas silvestres, disputa de terras, assentamentos humanos, caça e pesca ilegal. Em 1995, foi o ano em que ocorreu o maior desmatamento na Floresta Amazônica. No Brasil, o estado do Pará é o recordista em desmatamento na Amazônia.
Amazônia Legal
A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), é uma autarquia federal que delimitou, em 1966 uma área correspondente a nove estados brasileiros, a saber: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. Essa área é chamada de "Amazônia Legal" e seu principal objetivo reside no fomento ao desenvolvimento da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário