terça-feira, 1 de maio de 2012

kunzita


 
 ImageUma das gemas mais apreciadas, embora seja daquelas menos tradicionais, por ser muito rara, a kunzita destaca-se por sua bela cor rosada, às vezes lilás ou violeta-clara. Ela é, como a hiddenita , uma variedade de espodumênio, um silicato de lítio e alumínio.
 
 A kunzita, que é assim chamada em homenagem ao gemólogo G. F. Kunz, é transparente, forma cristais prismáticos longos, de brilho vítreo, com uma clivagem perfeita, o que dificulta sua lapidação. Nas superfícies de clivagem, o brilho mostra-se nacarado. Image
 
 ImageA cor pode enfraquecer se a gema for exposta de modo prolongado ao sol. Exposta aos raios X, a kunzita fica verde (cor da hiddenita ), mas retoma a cor original se aquecida a 200 oC.  Kunzitas com tons marrons ou verde-violeta podem ter a cor melhorada por tratamento térmico.

 Seu valor é tanto maior quanto mais intensa for a cor. Gemas lapidadas com 1 a 20 quilates valem entre 20 e 60 dólares por quilate.A maior kunzitaconhecida foi descoberta em Governador Valadares MG). Tinha 7,410 kg.
Minas Gerais é um dos maiores produtores mundiais desta gema, que tem ainda, com grandes fornecedores os EUA (Califórnia), Myanmar e Madagascar.
 Image

Um comentário:

  1. Acabo de adquirir uma jóia com esta gema, por isso saber estas particularidades sobre ela? É muito importante. Todas as gemas preciosas são lindas!

    ResponderExcluir