terça-feira, 1 de maio de 2012

Quartzo rosa


Uma das muitas variedades de quartzo é aquela de cor rosa, relativamente rara, mas produzida em grande quantidade noBrasil. Essa cor é devida à reflexão da luz em agulhas de rutilo muito finas, disseminadas no interior da gema, ou, algumas vezes, à presença de manganês (Mn³+).
Ao contrário de outras variedades de quartzo, que são facilmente encontradas na forma de belos cristais (ex.: ametista, citrino, quartzo enfumaçado), o quartzo rosa invariavelmente é maciço, sendo muito raros os cristais bem formados.

Image 
quartzo rosa com lapidação facetada

Ao contrário também das variedades citadas, nunca é transparente, apenas translúcido ou, no máximo semitransparente. O quartzo rosa conhecido no comércio como quartzo-sabonete, é bastante translúcido, mas não chega a ser transparente.
No quartzo rosa, pode-se ver, algumas vezes, o fenômeno conhecido como asterismo. São faixas luminosas que se cruzam, com o aspecto de uma estrela (aster, em latim), formadas por inúmeros feixes de inclusões aciculares muito curtas.

Image 
quartzo rosa do tipo "sabonete", no estado bruto

Pode-se nele ver também o fenômeno conhecido como pleocroísmo, uma mudança de cor conforme a direção em que a gema é observada. O pleocroísmo do quartzo rosa, porém, não é acentuado, variando do rosa ao rosa-claro.
Fluorescência, se houver, também será fraca, em cor violeta-escura.
O quartzo róseo usado como gema, por não ter transparência é lapidado quase sempre em cabuchão, raramente facetado. Mas, ele é mais usado na forma de objetos decorativos, como esferas, pirâmides, pequenas esculturas, etc.

Image
quartzo rosa bruto, com lapidação facetada e esculpido

A sua cor pode enfraquecer ou mesmo desaparecer por exposição prolongada à luz do Sol.
O quartzo rosa é produzido principalmente no Brasil, em estados como Minas Gerais, Bahia e Paraíba. Santa Catarina já teve uma produção significativa, no município de Nova Trento. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário