Exploração de água-marinha é retomada
Alex RégisEXPLORAÇÃO - A mineração de água-marinha e de scheelita volta a ser praticada em escala
A
exploração de água-marinha, pedra preciosa de grande interesse do
mercado mundial de jóias, é retomada no Rio Grande do Norte 20 anos após
as principais jazidas deixarem de produzir. A retomada ocorre no
município de Tenente Ananias, na região Oeste potiguar, na divisa com o
estado da Paraíba. Cerca de 200 trabalhadores voltam ao antigo garimpo,
símbolo de riqueza até 1986, em uma área onde estão as melhores
águas-marinhas do país.A pedra é uma variedade azulada do berilo. O projeto de reativação do garimpo de Tenente Ananias, desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), será implantado no próximo mês a partir da instalação de 40 banquetas que custaram R$ 337 mil. O coordenador de recursos minerais da Sedec, o geólogo Otacílio Oziel de Carvalho, afirma que o mais importante é retomar a atividade. No segundo momento, quando os trabalhadores estiverem estimulados, é que os órgãos governamentais ligados ao setor devem iniciar as adequações.
Otacílio de Carvalho diz que não se pode falar em valores, nem comparar uma pedra de água-marinha a outras classificadas como preciosas, porque cada uma tem suas particularidades e interesses de mercado. Mas citou como exemplo uma única pedra extraída do garimpo de Tenente Ananias, apenas na fase de limpeza da área para iniciar os trabalhos, comercializada por R$ 6 mil.
O projeto de revitalização do garimpo de água-marinha prevê além da reativação das banquetas, a legalização das áreas de exploração e a compra de equipamentos e material de consumo utilizado na exploração. Para Juciê da Rocha Formiga, garimpeiro há mais de 30 anos e presidente da Associação de Garimpeiros de Tenente Ananias, o incentivo governamental é fundamental para a organização dos trabalhadores locais.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Simas, afirma que há outros projetos em fase de elaboração com foco para outros municípios, mas na área de mineração. Para o coordenador de Recursos Minerais da SEDEC, Otacílio Oziel, a reativação da exploração de água marinha em Tenente Ananias vai além da recuperação da sua principal vocação econômica, pois é como “Terra da Água Marinha” que o município é conhecido no Brasil e no mundo. A participação entre as pessoas envolvidas na exploração do garimpo de tenente Ananias ocorre da seguinte forma: 10% de tudo que é produzido e comercializado fica com o proprietário da terra onde está a jazida; 50% com os trabalhadores que exploram e 40% com a Associação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário