PRIMEIRA CERTIFICAÇÃO PARA AS ESMERALDAS DE SALININHA
Jules Roger Sauer, francês de nascimento da região de Alsácia-Lorena, emigrou para o Brasil, sozinho, em 1939, quando tinha apenas 18 anos. Embora falasse quatro idiomas, o português não estava entre eles.
Jules era muito jovem e não tinha ainda ideia de que caminho profissional seguir. Em seu primeiro contato com as pedras preciosas, tornou-se imediatamente fascinado por elas e decidiu estabelecer-se na cidade de Belo Horizonte. A capital do estado de Minas Gerais tinha, na época, a maior diversidade de gemas de cor do mundo.
Viajando pelas vastas e selvagens paisagens de Minas Gerais, Jules se envolveu primeiramente com a prospecção de diamantes. Entretanto, após algum tempo, ele vislumbrou o futuro potencial do inexplorado negócio das gemas de cor. De posse deste conhecimento, passou a concentrar seus esforços em tornar-se um conhecedor deste mercado.
Jules Sauer examinando pedras (1945). | Com um capital inicial de aproximadamente dez mil dólares, Jules fundou sua empresa em 1941. Ele a chamou de Lapidação Amsterdam Limitada. A cidade de Amsterdam, na Holanda, era o berço de excelência na lapidação e comércio de diamantes. Além disso, Jules tinha lembranças maravilhosas e uma tremenda admiração pelo povo holandês. |
Em poucos anos, a Amsterdam Limitada transformou-se em uma importante companhia no comércio de pedras preciosas, que abrangia mineração, compra, lapidação e vendas por atacado de gemas de cor de alta qualidade. Na época, a empresa trabalhava principalmente com águas-marinhas, turmalinas, topázios imperiais, ametistas e citrinos. | Sr. Jules Sauer em Diamantina (MG). |
Jules casou-se com Zilda em 1950 e decidiram-se mudar para o Rio de Janeiro, capital e centro financeiro do Brasil. Lá, o casal acrescentou a fabricação de joias à lista de atividades da empresa.
A primeira loja de varejo foi inaugurada, em 1953, ao lado do famoso Hotel Copacabana Palace. A loja foi inicialmente chamada de Sauer. Mais tarde, a empresa se tornou uma única entidade, chamada AMSTERDAM SAUER, como é hoje conhecida.
A inauguração da loja Sauer, em 1953 (Sr. Jules de smoking, ao centro). | Jules e Zilda construíram a Amsterdam Sauer como a única empresa brasileira verticalmente integrada. Em virtude da expertise que a empresa detém na indústria joalheira, ganhou reconhecimento mundial através de uma clientela internacional e dos vários prêmios de prestígio do setor. Foi agraciada três vezes com o De Beers – Diamonds International Awards. |
A esmeralda só foi descoberta no Brasil em 1963. Jules Sauer foi o pioneiro na sua divulgação. Uma vez mais, Jules foi além e viu o potencial desta gema universal. Obteve a histórica certificação do Instituto Gemológico Americano ( Gemological Institute of America ) para as esmeraldas brasileiras de Salininha (Pilão Arcado-Bahia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário