terça-feira, 9 de julho de 2013

Turmalina Paraíba, mais preciosa que Diamante!

 
Galeria:



Turmalina Paraíba, mais preciosa que Diamante!

Turmalina Paraíba, mais preciosa que Diamante!

TURMALINA PARAIBA “UM FASCINANTE ENCONTRO DO BRASIL COM A ÁFRICA”
As primeiras turmalinas chamadas de Paraíba foram encontradas na Mina da Batalha, nos anos 80, no Estado da Paraíba no Brasil, e se apresentam nas cores azul turquesa até tons de verde com absurdamente brilhante. Os cristais são geralmente pequenos em forma de fragmentos, onde as gemas acima de 20g são super raras.
A beleza e raridade dessas pedras fascinaram o mercado, inserindo as turmalinas Paraíba entre as gemas mais caras encontradas no mundo inteiro.

DETALHES TÉCNICOS: O ELEMENTO QUÍMICO COBRE FAZ TODA A DIFERENÇA!
Normalmente a presença do ferro, manganês, cromo e vanádio são os elementos químicos responsáveis pela fantástica variedade de cores das turmalinas.
No entanto o que determina a cor das turmalinas Paraíba é a quantidade do elemento cobre encontrado na sua composição química. Vários estudos científicos encontraram também o manganês que interage com cobre, e dependendo da concentração, a turmalina Paraíba pode ser encontrada nas cores verde esmeralda, azul turquesa, azul safira, índigo, violeta azulado e roxo.
Altas concentrações de cobre dão a gemas as cores azul turquesa e verde, enquanto os tons de violeta e vermelho são causados pela presença do manganês. É importante ressaltar que as turmalinas Paraíba mostram a sua magnífica cor somente quando lapidadas, e um lapidário experiente pode eliminar os componentes de manganês, resultando em gemas facetadas que refletem mais, até mesmo em ambientes com pouca iluminação, chamado frequentemente de néon.
Os especialistas acreditavam que a Paraíba era a única produtora do mundo, quando em 2001 apareceram no mercado turmalinas lapidadas, oriundas da Nigéria muito semelhantes às brasileiras. Após estudos os cientistas verificaram que as gemas encontradas passaram por um cuidadoso tratamento de aquecimento, adquirindo o mesmo brilho incomum das turmalinas brasileiras. Tratamento esse imperceptível aos olhos do leigo e de difícil detecção pelos especialistas. Ficou comprovado que o manganês previamente existente na composição da gema foi retirado pelo processo de aquecimento, deixando apenas o cobre que é o responsável pela cor características das turmalinas Paraíba.
Além do Brasil e Nigéria, turmalinas Paraíba podem também ser encontradas em Moçambique. Esclarecendo que, cientificamente dá-se o nome de turmalina Paraíba a toda gema desse grupo que apresenta o cobre na sua composição química, em homenagem à primeira ocorrência no estado brasileiro.

OBA, TEM MAIS TURMALINA NO MUNDO!: NOVA OCORRÊNCIA DE TURMALINAS PARAÍBA
Em outubro de 2007, Bill Barker (Barker&Co, Scottsdalae, Arizona) informou ao GIA (Gemological Institute of América) sobre uma nova fonte de turmalina encontrada em uma nova região da Nigéria (localização ainda não divulgada), que apresentam quantidades de cobre semelhantes às turmalinas Paraíba do Brasil. As gemas de Barker eram notáveis pela extensa gama de cores saturadas, e eram muito diferentes das encontradas anteriormente em materiais oriundos da Nigéria.

CONCLUÍMOS QUE…
As novas gemas nigerianas apresentam grande semelhança com as turmalinas brasileiras quando verificadas as suas propriedades físicas e químicas.
Os apaixonados pelas gemas, pela história do mundo e todas nós do Beníssimo (assim como nossos leitores rsrs..) nos alegramos em saber que encontraram na África gemas tão semelhantes as do Brasil, e seguem tentando montar o quebra cabeças que encaixa a Nigéria no Nordeste do Brasil.
Fontes de Pesquisa: Gems&Gemology, Dec 2007; Internacional Colored Gemstone Association.

As peças mais exclusivas da atualidade levam a valiosíssima Turmalina Paraíba. Mais rara do que a maioria dos diamantes, a pedra está entre as dez gemas mais caras do mundo. Cada quilate chega a valer U$$ 50mil. (Noooosssa!)
O Brasil se destaca por suas belas riquezas naturais, encontra-se em terrenos áridos e “sem vida” o que há de mais precioso no mundo.
Fantástico não acham?? Sonho de consumo de todas as mulheres!!!!
Ao lado, colocamos algumas jóias produzidas com a Turmalina Paraíba, desejo de consumo total! Vamos “babar “um pouquinho??
Foto 1: Anil Inédito - Da Amsterdam Sauer tem 15,25 quilates em turmalina Paraíba e 2,59 quilates em diamantes. Montado em platina custa R$ 1,170 milhão.
Foto2: Da joalheria Tiffany´s, o anel feito só sob encomenda não esta disponível no Brasil apesar da Turmalina ser brasileira. Seu custo é de “apenas" U$$127 mil.
Foto 3: Pingente é a jóias feita pela Tiffany´s mais cara com a Turmalina Paraíba. Peça única montada com 254 diamantes o equivalente a 3,5 quilates. O preço é de U$$ 248mil.
Foto 4: Broche Camélia Paraíba, da Chanel. (Infelizmente, não está à venda! É único!)
Foto 5: Colar da H. Stern, com Turmanila Paraíba e diamantes.
Foto 6:  Anel montado tem 28 ct. de Turmalina Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário