quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A África, seus minerais e sua primeira bilionária

A África, seus minerais e sua primeira bilionária
Fazer o seu primeiro bilhãozinho, como todos sabem, não é a coisa mais  fácil do mundo. Se você for filha de um líder africano que está no poder  por mais de 33 anos as coisas ficam mais fáceis. Mais fácil ainda se  esse país tiver riquezas minerais e o governo estiver associado em  praticamente todos os grandes negócios.
É o caso da primeira bilionária africana a angolana de 40 anos, Isabel  dos Santos, filha do Presidente da Angola José Eduardo Santos.

Angola, um país que até 2002 estava quebrado e imerso em guerra civil  tem importantes reservas de petróleo e de diamantes que atraem a cobiça  dos vizinhos e mineradores.

No caso dos diamantes, que são produzidos em garimpos e minas no  território angolano, tudo é controlado por uma única empresa a Endiama.  Essa empresa (  Empresa Nacional de Prospecção, Exploração, Lapidação e  Comercialização de Diamantes de Angola) foi criada em 1981 para ser  concessionária exclusiva dos diamantes de angola. Desta forma minas de  grande potencial econômico como Catoca, um kimberlito tufisítico com  reservas de 271Mt@ 0.7ct/t são controladas pelo Governo de Angola.
Catoca é lavrado por um consórcio que tem Endiama, Alrosa, Daumonty e a  Brasileira Odebrecht como principais sócios.
No caso do petróleo a situação é semelhante. As reservas Angolanas são  nada desprezíveis. Angola é o país africano com a maior produção de  petróleo cuja produção diária já atinge 1.7 milhões de barris por dia.
Como no Brasil, Angola tem reservas dentro de pacotes geológicos  semelhantes aos do Pré-Sal e isso atrai a atenção das grandes  petroleiras mundiais como a BP.
No entanto, como no Brasil, em Angola existe uma estatal de petróleo que  controla os combustíveis do País, a Sonangol.
Pois é essa empresa a responsável pela maior arrecadação do País.

Como a Isabel, filha do Presidente, com 40 anos, ex-dona de restaurante  pequeno, conseguiu ser a primeira bilionária africana? Esta é uma  pergunta de muitos milhões de dólares...que não será facilmente  respondida mas sim intuída.

As notícias dos bastidores do mercado dizem que ela é altamente  inteligente, educada e muito bem conectada com grupos Portugueses na  área financeira e da comunicação. Graduada no Imperial College em  engenharia ela é importante acionista da Unitel, do banco BIC e da ZON  Multimedia.

Enquanto isso rumores de enormes desvios de dinheiro em empresas como a  Sonangol, continuam chegando à mídia mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário