segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Belo Sun mais próxima de iniciar produção

Belo Sun mais próxima de iniciar produção

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado Pará (Sema) deu avaliação positiva de viabilidade ao chamado “Projeto Volta Grande”, da canadense Belo Sun, para extração de ouro aos pés da barragem da usina hidrelétrica de Belo Monte, em construção no rio Xingu. Uma minuta da licença prévia ambiental já está pronta e uma lista de compensações terá de ser executada para tocar o empreendimento. A lista foi elaborada pela Sema. Com aval ambiental, o projeto aguarda agora avaliação jurídica.
Caso seja aprovado, restará apenas que o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) viabilize o licenciamento. A Belo Sun quer investir US$ 1,1 bilhão na extração e beneficiamento de ouro nas margens do Xingu. A produção prevista é estimada em 4.684 kg/ano de ouro, que representaria faturamento anual superior a R$ 500 milhões. O maior impasse é que o metal deve ser retirado a uma distância de 17 km da barragem de Belo Monte.
Para o consórcio Norte Energia, que constrói a usina, a exploração da Belo Sun pode gerar desentendimento com indígenas e ribeirinhos, confusão a que o próprio consórcio não consegue por um fim. A empresa canadense alega que não há riscos sísmicos que comprometam a barragem da usina, por conta dos explosivos que serão utilizados e que não vai minerar diretamente no leito do rio, além de garantir cuidados no uso de cianeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário