Um dos mais bem sucedidos empresários da mineração Robert Friedland volta a cena, em grande estilo. Friedland é o nome por trás de grandes descobertas minerais feitas por suas junior companies, como Oyu Tolgoi um dos maiores depósitos de cobre e ouro do mundo, e o mega depósito de níquel Voisey´s Bay
Agora Friedland está falando da criação do Vale da Platina na África do Sul. Ele, que é o maior acionista da Ivanhoe Mines dona da Ivanplats, diz que o futuro está nos veículos movidos a hidrogênio. Neste cenário a platina será o elemento que irá permitir o crescimento dessa indústria. Friedland, um grande visionário, percebe a importância da África do Sul como a maior produtora mundial de platina e se prepara para uma jogada de mestre: o Vale da Platina.
A platina da África do Sul está, quase toda, concentrada em algumas unidades do complexo estratiforme máfico-ultramáfico do Busweld como o Merenski Reef, o Platreef e os níveis de cromitititos da zona principal.
É aí que será extraída a platina que irá viabilizar as células de hidrogênio dos veículos do futuro e dos trilhos dos trens Mag-Lev de alta velocidade. Cada carro movido a hidrogênio, segundo Friedland, deverá ter um mínimo de 30g de platina...
A Ivanplats, empresa de Friedland, deverá investir em torno de 2 bilhões de dólares no desenvolvimento do PlatReef, um nível rico em platina, níquel, cobre e ouro, dentro de gabros noríticos, descoberto pela Billiton no leste do Busweld na década de 70.
Nenhum comentário:
Postar um comentário