quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Zâmbia a mineração como alavancagem para o desenvolvimento

Zâmbia a mineração como alavancagem para o desenvolvimento
A Zâmbia é um país mineiro onde jazimentos de cobre e outros metais contribuem com 80% do PIB. A mineração é a única salvação econômica deste país africano que luta para crescer.
Agora, a grande mola propulsora são os investidores externos e as privatizações das minas. Antes das privatizações a produção de cobre era de 250.000 toneladas por ano. Hoje já supera as 800.000t batendo todos os recordes históricos e atraindo, cada vez mais, novos investidores. Acredita-se que nos próximos 3 anos a mineração atrairá 15 bilhões de dólares quase o valor do produto interno bruto da Zâmbia.
Uma das formas de viabilizar esses investimentos é  criar mecanismos legais que facilitem a entrada do dinheiro externo, o que inclui novos levantamentos básicos de geologia, novas leis minerais, mais transparentes e seguras. Ao mesmo tempo que alguns políticos pregam um aumento substancial dos impostos o Departamento de Minas da Zâmbia alerta para a possibilidade de que esses aumentos possam quebrar as empresas em um momento de crise como o que estamos atravessando. Essa maturidade e percepção mostra o quanto a Zâmbia está evoluindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário