sábado, 28 de dezembro de 2013

Aquífero gigante descoberto na Groenlândia

Aquífero gigante descoberto na Groenlândia Os geólogos e glaciólogos, em 2011, quando sondavam a camada de gelo da Groenlândia em busca de informações atingiram água somente 10 metros abaixo da superfície. A surpresa foi grande pois ninguém esperava encontrar um aquífero nesta região.
Era o início de uma descoberta surpreendente: um aquífero de proporções continentais com a área superior a 70.000 quilômetros quadrados, maior do que a do Estado da Paraíba coberto por uma camada de gelo.
Os próximos passos foram dados com o uso de radar de penetração que mapeou o imenso aquífero, juntamente com o apoio das imagens de satélite e de fotografias aéreas.
Os resultados do mapeamento são surpreendentes. O aquífero tem um volume de 150 trilhões de toneladas de água, o suficiente para elevar o nível do mar em 0,4 milímetros.
No momento pouco se sabe sobre os movimentos e a velocidade da água subterrânea e sobre a existência de fraturas interconectadas que podem estar drenando essa água para o mar. Alguns geólogos levantam a hipótese de uma catástrofe gigantesca se essa água for subitamente liberada, causando um tsunami épico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário