sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Níquel: solução à moda chinesa

Níquel: solução à moda chinesa
A Indonésia deu um tiro mortal no gusa-níquel chinês ao proibir a exportação do minério laterítico de baixíssimo valor que alimentava as plantas de gusa chinesas.
Isso é o que todos acreditam.
Como toda a história tem mais de uma versão a versão dos chineses poderá, em curto prazo, reverter completamente esta situação.
A solução, bem a moda chinesa, é a de remeter as plantas de gusa, inteiras, para a Indonésia ou construir plantas para concentrar o minério de baixo teor para um concentrado de 4% de Ni que, segundo as novas leis da Indonésia, poderá ser exportado. Esse concentrado de 4% de níquel será remetido para as siderúrgicas chinesas que irão terminar o processo fazendo um gusa-níquel a ser utilizado na indústria do aço inoxidável.
Se você acha que essa solução vai demorar anos é bom tirar o cavalinho da chuva. Os chineses ainda tem 40 milhões de toneladas de minério laterítico estocados na China, o equivalente a 1 ano de consumo e , enquanto processam o estoque, irão montar as suas novas plantas na Indonésia. Ou seja: o mundo não irá sentir a quebra de continuidade na oferta do níquel e os preços não deverão escalar como anunciado pelo banco Macquaire.
Cool, uma solução bem a moda chinesa.
É bom a Vale começar a pensar em soluções metalúrgicas mais baratas ou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário