terça-feira, 4 de março de 2014

Australianas vendem mais minério de ferro e Vale perde participação no mercado mundial

Australianas vendem mais minério de ferro e Vale perde participação no mercado mundial
A Vale que ainda é a maior exportadora individual de minério de ferro do mundo, vem vendo a sua liderança diminuir a cada ano. Ela tinha 32% do mercado de minério de ferro em 2007 e, agora, essa fatia foi reduzida para 25%. Os principais competidores que são as mineradoras australianas BHP Billiton e Rio Tinto, conseguiram, nesses anos, baixar custos e se tornar mais competitivas, deslocando o minério, considerado imbatível, da Vale.
A megamineradora vem enfrentando sérios problemas financeiros que, obviamente, nada ajudam no processo competitivo. Esses problemas fizeram os lucros da Vale desaparecerem em 2013, o que a distancia, mais ainda, das competidoras como a BHP, que teve um lucro 83% maior no último trimestre.
O ano de 2013 foi terrível para a Vale, pois, apesar das imensas margens de lucro, ela não conseguiu consolidar o lucro esperado por todos.
Em busca de uma virada de mesa a mineradora brasileira já vendeu ativos e, em 2014, deverá vender muito mais. Será o caso da planta da CSA onde a Vale tem 26,9% e investiu 2 bilhões de dólares. A planta se tornou rapidamente antieconômica e a sócia Thyssenkrupp já está pulando fora do barco. Para sair deste projeto a Vale tentará vender a sua participação, o que não parece ser nada fácil.
Mas, nem tudo é má notícia no lado da Vale. Em breve ela deverá iniciar a produção da superjazida de minério de ferro da Serra Sul que custará US$20 bilhões e adicionará 90 milhões de toneladas por ano às exportações da empresa ocasionando uma cirurgia radical nas finanças da empresa.
É uma pena que a Vale continuará exportando produtos de pouco ou nenhum valor agregado como o minério de ferro fino que irá retornar ao Brasil industrializado e caro. Se a empresa perdesse essa característica terceiro-mundista de só exportar produto bruto, os acionistas e o Brasil teriam, aí sim, um retorno adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário