sábado, 12 de abril de 2014

No meio da selva, sem a presença da lei, grupos armados e equipados com máquinas pesadas, devastam a floresta em busca do ouro


No meio da selva, sem a presença da lei, grupos armados e equipados com máquinas pesadas, devastam a floresta em busca do ouro. É uma invasão de dragas e PCs que destroem tudo para extrair a riqueza dos rios colombianos. Não existe nenhuma consideração com o meio ambiente, com a legislação ou com os rios e seus leitos. Ninguém parece preocupado com a herança maldita do mercúrio, jogado sem cuidados na natureza, que irá poluir a região e seus habitantes por décadas. Os poucos policiais da região estão praticamente cercados por grupos guerrilheiros e nada podem, ou querem, fazer.
Muitos garimpeiros tem o respaldo de guerrilheiros e grupos narco-paramilitares fortemente armados que conseguem manter a polícia afastada do cenário de desolação que o garimpo está causando. Ninguém sabe, exatamente, quantos garimpeiros ilegais existem, mas são centenas de milhares que, como formigas, penetram nas matas em busca do ouro e da liberdade econômica que a sociedade nunca lhes dará.
O garimpo está progredindo rapidamente e, segundo as autoridades, está sendo mais lucrativo do que as plantações de coca que infestam a região.


Garimpeiros lavram um conglomerado basal de aluvião em El Chocó na Colômbia. Esta prática manual está, rapidamente, sendo substituída pela mecanizada que devasta em horas o que os braçais levam meses.

Enquanto o país não oferecer soluções aceitáveis, como empregos com salários dignos, a situação só irá se agravar. E, infelizmente, estaremos presenciando um dos grandes desastres ambientais do século.

Um comentário:

  1. desastre mesmo é o governo roubar da gente em impostos desvio de dinheiro ,isso sim é grave.

    ResponderExcluir