Novo material é mais duro que diamante
Cientistas da Universidade da califórnia conseguiram criar um novo material super-duro que pode, inclusive, riscar diamantes.
Combinando um metal pesado rênio e um metalóide boro, conseguiram chegar ao material (Rênio Dibórido, ou algo assim) sem a necessidade de aplicar alta pressão.Esse é um passo muito importante na produção de materiais super-duros pois, é justamente a aplicação de alta pressão, que encarece a produção dos mesmos.
O novo material carrega com ele características do metal e do cristal.Os átomos do metal têm camadas densas de elétrons que repelem os átomos vizinhos e por isso são difíceis de comprimir, já os átomos do cristal possuem ligações em direções bastante rígidas, impedindo que se entortem, curvem ou partam.
A grande proeza da equipe da universidade foi conseguir juntar essas propriedades num único elemento, que agüenta pressão e de ligação interna rígida.
Uma das áreas de utilização para o novo material seria para cortar aço sem provocar reações químicas, como acontece atualmente com o diamante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário