Minério é extraído e beneficiado na região
A riqueza mineral é nossa. Você vai conhecer o Feldspato, um mineral bastante encontrado no município de Coronel Murta, no Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas.

Como acontece em todo o Vale, em relação ao granito, lítio, grafite e tantas outras riquezas minerais, ele, também, é beneficiado e gera muito mais lucro e riquezas em outras regiões do país.
O Feldspato é essa rocha branca encontrada no subsolo. Ele é utilizado na proporção de 30% como um dos componentes na fabricação do vidro e da cerâmica.
Aqui na região a Lufi Mineração e Beneficiamento exporta cerca de 6 carretas por dia, principalmente para o estado de São Paulo. O produto já sai beneficiado. A empresa emprega cerca de 100 funcionários, gerando emprego e renda na região e demonstrando todo o potencial do Vale na área da mineração.

Na empresa, o minério, numa primeira etapa do beneficiamento, é submetido à britagem, moagem, peneiramento e a classificação granulométrica, gerando dois produtos: um mais poroso destinado a fabricação de vidro e outro mais fino destinado para a indústria da cerâmica
A região seria ainda mais beneficiada se fosse agregado mais valor ao mineral aqui mesmo na região. Ou seja, se fossem instaladas indústrias de cerâmica e vidro que utilizariam o Feldspato em sua produção, e venderiam o produto já industrializado, gerando mais emprego e renda no Vale.
A falta de incentivos fiscais e vontade política emperram esse desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário