Transhipment: a possível solução para os navios Valemax
Quando a Vale mandou fazer uma frota composta pelos
maiores navios de transporte de minério do mundo, os Valemax, ela não
esperava tamanha dificuldade e antagonismo por parte dos chineses. Vale
já investiu muitos bilhões de dólares com a sua frota de valemax, navio
de 360m de comprimento capaz de transportar 400.000 toneladas.
Essa era a solução que iria baixar os custos do frete do minério da Vale que gira em torno de US$22/t.
No entanto, para desespero da Vale, o valemax foi banido dos portos chineses.
A princípio alegou-se o tamanho como um impeditivo, mas a grande
oposição ao valemax veio dos chineses donos de frotas de navios. Estes
viram o valemax como um inimigo natural que iria por fim aos seus
fretes.
E é desses empresários que está vindo uma solução para os navios
gigantes da Vale: o Transhipment. Transhipment nada mais é do que a
transferência da carga de uma embarcação para outra. Com o transhipment
os chineses esperam usar os seus navios menores para receber a carga dos
gigantescos valemax evitando, dessa forma, os problemas e transtornos
que os valemax terão nos portos chineses de destino.
A Vale já criou uma solução de transhipment na Malásia e nas Filipinas,
mas com o transhipment chinês a empresa poderá acelerar as exportações e
finalmente virar a página desta novela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário