sexta-feira, 20 de junho de 2014

Mercado de diamantes deve crescer 5% em 2014

Mercado de diamantes deve crescer 5% em 2014
O diamante continua forte e deverá permanecer assim por mais de dois anos: dizem os analistas. Somente em 2014 espera-se um crescimento do mercado mundial de 5%.

Os principais agentes do crescimento mundial são os mercados da China, Índia e dos Estados Unidos.

Depois da grande crise de 2008 o diamante viu tempos ruins. A pesquisa e exploração mineral para novas jazidas simplesmente desapareceu. O mesmo ocorreu com os IPOs que eram uma constante na bolsa de Toronto. Caíram à zero.

Somente agora, com a entrada de grupos israelenses e indianos na pesquisa mineral é que, aos poucos, se ouve falar de novas descobertas. No Brasil o diamante voltou ao cenário da pesquisa em 2013, principalmente na região do Tapajós, onde novos garimpos e descobertas estão reativando a prospecção e até as balsas garimpeiras que estavam em extinção.

Mas vêm da África as principais notícias de descobertas que estão alimentando as manchetes. Empresas como a Petra Diamonds e a Lucara Diamonds estão, frequentemente, anunciando a descoberta de várias pedras de mais de 100 quilates. A Lucara anunciou mais de 13 pedras acima de 100ct somente neste trimestre.

 Essas e outras notícias estão alimentando os sonhos dos pesquisadores que voltam a investir na prospecção de kimberlitos e lamproitos.

Apesar do crescimento expressivo os preços ainda estão mantendo uma estabilidade. Até quando?

Em breve veremos a busca por novos kimberlitos se alastrar, mais uma vez, pelo Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário