O povo não vê a cor do dinheiro dos diamantes do Zimbábue
Padrões de vida nada mudam, apesar de faturamento milionário
A extração maciça de diamantes não tem se traduzido em melhoria do padrão de vida para o povo do Zimbábue, porque o dinheiro das vendas beneficia apenas indivíduos com ligações políticas e financia operações secretas de segurança, segundo analistas.
O Zimbábue produziu diamantes no valor de U$ 334 milhões no ano passado, e isto coloca o país como sétimo maior produtor, de acordo com a Kimberly Process. Mas a maioria dos cidadãos do país permanecem entre os mais pobres do mundo, com 80% deles sobrevivendo com menos de um dólar por dia, enquanto os serviços de eduçação e saúde se encontram em situação de penúria.
A descoberta dos diamantes na região de Marange foi vista como uma panacéia para os milhares de problemas econômicos do país, que também passa por uma série crise de liquidez e em suas exportações. Mas o otimismo desapareceu, porque há pouca receita que vai parar no Tesouro, e parte dela é desviada para financiar estruturas do partido Zanu PF dentro da frágil coalizão governamental.
O relatório da Kimberly Process diz que Botsuana é o maior produtor mundial, com U$ 2.5 bilhões, seguido da Rússia (U$ 2.38 bilhões) e Canadá (U$ 2.3 bilhões). Em seguida aparecem África do Sul, Angola e Namíbia.
“Eu não sei para quê estão usando o dinheiro dos diamantes,” disse Farai Maguwu, diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento do país. “Mas o desenvolvimento nacional só pode ser feito através do governo central, e há razão suficiente para suspeitar que o dinheiro esteja sendo usado para financiar atividades paralelas do governo.”
A suspeita de Maguwu é confirmada por um relatório recente da Global Witness, uma organização contra a corrupção e abusos de direitos humanos, que pediu à comunidade internacional que impeça o financiamento de forças de segurança com a venda de diamantes feitas pelo Zanu PF, do presidente Robert Mugabe. O relatório expõe ligações entre a Anjin Investments, maior empresa de diamantes nos campos de Marange, e as forças de segurança do país.
“Dada a reputação de violência da organização central de inteligência do país e dos militares, tememos que este dinheiro vá financiar abusos de direitos humanos nas próximas eleicões..
No Blog Gemas Do Brasil, você encontra tudo sobre pedras preciosas, Curso de Gemologia Online, Outros cursos online na promoção e com garantia Hotmart. Garimpo de ouro, Garimpo de Diamante, Garimpo de Esmeralda, Garimpo de opala em PedroII e Feira de Pedras Preciosas no Brasil e no Mundo, enfim tudo para vc ganhar muito dinheiro com pedras preciosas, pois o Brasil é o País mais rico em Gemas.
domingo, 15 de junho de 2014
O povo não vê a cor do dinheiro dos diamantes do Zimbábue
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário