sexta-feira, 20 de junho de 2014

Piauí Sampa traz peças arqueológicas da Serra da Capivara

Piauí Sampa traz peças arqueológicas da Serra da Capivara

Feira reúne itens da região brasileira onde há os vestígios mais antigos do homem na América

Projeções levarão ao público um pouco sobre pinturas rupestres de São Raimundo Nonato (Foto: Divulgação)
Quem nunca teve a oportunidade de ir até o estado do Piauí, a mais de 2.000 km de distância de São Paulo, poderá ao menor conhecer mais sobre sua produção cultural e culinária durante a 9ª edição da Mostra Piauí Sampa, que acontece de 5 a 11 de agosto no Shopping Eldorado.
A mostra deste ano tem como destaque o acervo digital do Museu do Homem Americano, que reúne peças arqueológicas e paleontológicas encontradas no Parque Serra da Capivara. Trata-se da região brasileira onde foram encontrados os vestígios mais antigos do homem na América.
Registros nas paredes das cavernas transformaram o Piauí em meca da arqueologia (Foto: Divulgação)
Projeções animadas das mais de 30 mil pinturas feitas nas paredes e cavernas do sítio arqueológico contam um pouco da história desse antepassado brasileiro. Um recurso interativo permite simular uma escavação arqueológica com um pincel em movimento na tela.
Além da história, a exposição Piauí Sampa concentra-se também na produção cultural e na gastronomia do estado. Elaborados pelo chef Reginaldo Areia Leão, pratos típicos como carne de sol, paçoca (a salgada, não a de amendoim) e outras iguarias serão oferecidas para degustação gratuita. Já os doces de frutas exóticas como bacuri e buriti, produtos feitos do caju (como a cajuína, suco clarificado da fruta, e a castanha) e cachaças serão vendidos por produtores locais.
Quem visitar a feira também conhecerá a originalidade do artesanato, arte santeira em madeira, joias em opala (pedra semi-preciosa presente apenas no Piauí e na Austrália) e o Projeto Identidade, com estilistas piauienses sob a supervisão de Walter Rodrigues.
Joias em opala, pedra existente apenas no Piauí e na Austrália, serão vendidas na Mostra (Foto: Divulgação)Joias em opala, pedra existente apenas no Piauí e na Austrália

Nenhum comentário:

Postar um comentário