terça-feira, 15 de julho de 2014

BHP vende níquel, manganês e alumínio e concentra no ferro

BHP vende níquel, manganês e alumínio e concentra no ferro
A BHP está literalmente fechando uma página de sua história. Ela se prepara para vender quase todos os ativos que foram trazidos pela Billiton na fusão que ocorreu em 2001. São  operações de níquel alumínio e manganês que já não fazem mais sentido econômico na estrutura da megamineradora. Esses ativos correspondem a menos de 10% da BHP-Billiton atual.

A BHP vem vendendo ativos “non-core” há bastante tempo. No entanto o que está havendo parece ser uma volta às raízes que pode implicar na saída da bolsa de Londres com uma concentração estratégica nos ativos de minério de ferro, energia e cobre, e até uma mudança de nome.

O processo de venda vai ser longo e difícil. A venda dos ativos Nickel West, por exemplo, onde a BHP pensava obter US$800 milhões está se mostrando bem mais difícil do que imaginado. Hoje a Glencore, uma das possíveis compradoras se retirou do processo deixando a Trafigura a Sherrit e a chinesa MMG ainda na contenda. Com a saída da Glencore Xtrata acredita-se que a venda seja depreciada e o valor fique em torno de US$500 milhões...

Nenhum comentário:

Postar um comentário