domingo, 13 de julho de 2014

JADE

JADE

Também chamada de jadeíta. Tem brilho vítreo, graxo, translúcida a opaca. Cor verde-garrafa, branco-esverdeada, branca-manchada. As substâncias corantes são o ferro e o cromo.
Traço branco, fratura irregular, estilhaçada, muito tenaz. D: 6 - 6,5. DR.: 3,3.
Encontra-se em rochas de serpentina e em depósitos secundários. Sistema monoclínico, agregado finamente fibroso.
Utiliza-se em forma plana, para pendentes e objetos de adorno.
  • O nome vem desde à época da conquista espanhola na América Central, e significa “piedra de ijada” (pedra do rim), porque consideravam o jade um meio de proteção e cura de enfermidades dos rins. Da metade do século XVII até os dias de hoje, acredita-se que o jade pode ajudar a expelir cálculos dos rins.
  • O jade é a pedra sagrada da China, onde é conhecido como “yu”.
  • Os noivos chineses costumavam presentear as noivas com borboletas de jade como símbolo de amor.
  • Os recém-casados costumavam beber juntos em uma taça de jade para confirmar os seus votos.
  • Afirmavam também que jade em pó misturado com água e tomado antes da morte, preservava o corpo do morto da deterioração.
  • A apreciação dos chineses pelo jade é tão grande, que aqueles que podem, carregam consigo, pequenas pedras de modo a tê-lo sempre à mão. Eles acreditam que quando manuseado, parte de sua virtude secreta era absorvida pelo organismo.
  • Para os chineses o jade é considerado essência concentrada de amor.
  • Os egípcios, mexicanos e chineses colocavam pequenas peças de jade na boca dos mortos.
  • Nos tempos pré-históricos o jade era um material muito apreciado para a fabricação de armas e instrumentos em toda a Terra, devido à sua extraordinária resistência. Por isso ele também é chamado de “pedra flecha”.
  • Há 2.000 anos o jade é utilizado na China para o culto dos deuses, sendo trabalhado na forma de figuras míticas e outros símbolos.
Localidades: Birmânia, China, Tibete, Japão, México.
Analogias: Energia: receptiva. Signo: Touro. Planeta: Vênus. Elemento: água. Chakra: cardíaco.
Estimula a concentração e o desenvolvimento das potencialidades psíquicas. Ajuda a atingir um alto grau de misticismo e a desvendar aspectos escuros da personalidade.
Possui forte conexão com a Lemúria...
Atrai força, abre caminho para vidas passadas, especialmente as vividas no oriente. Alivia desarranjos no sistema imunológico. Gera amor divino ou incondicional.
Associado com as principais virtudes: coragem, justiça, misericórdia, modéstia e sabedoria. Confúcio disse que o jade serviu como um lembrete da integridade da mente e da alma.
Objetivo: amor, sabedoria, cura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário