quinta-feira, 3 de julho de 2014

Yamana recebe concessão de lavra para projeto na BA





A Yamana Gold recebeu uma concessão para lavrar minério de ouro no município de Santaluz, na Bahia, em uma área de 4,28 hectares. A concessão de lavra para a Mineração Fazenda Brasileiro, subsidiária da Yamana no Brasil, foi outorgada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (3). Nessa região, a mineradora possui o projeto C1 Santa Luz.
A outorga de concessão de lavra fica condicionada ao cumprimento da produção anual prevista de 21.662 toneladas, relativa à reserva lavrável de 216.625 toneladas (ROM), com 190.931 onças troy recuperáveis, do Plano de Aproveitamento Econômico da Jazida, aprovado pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Conforme o termo de compromisso do MME, a Yamana tem seis meses para dar início às atividades previstas no plano de lavra. Uma vez que os trabalhos de lavra começarem, não poderão ser interrompidos por mais de seis meses consecutivos.

A estimativa de produção da Yamana para C1 Santa Luz em 2014 é de 90 mil onças de ouro. O projeto tem reservas provadas e prováveis de 1,3 milhões de onças de ouro e recursos medidos e indicados de 478 mil onças de ouro. O tempo estratégico de vida útil da mina é de dez anos.

A construção de C1 Santa Luz foi concluída no fim do primeiro trimestre de 2013, de forma que o projeto está em fase de ramp-up. C1 Santa Luz fica a 160 quilômetros para leste da mina Jacobina e a 140 quilômetros para o norte da mina Fazenda Brasileiro, ambas operações na Bahia.

A Yamana visa uma operação de cava a céu aberto com 2,5 milhões de toneladas de minério por ano. O tratamento e processamento serão feitos por meio de flotação e lixiviação a carbono.

No relatório anual de 2013, a Yamana afirmou que a produção da mina, até o ano passado, havia acumulado um estoque de 12,9 mil onças de ouro, sendo que 6,1 mil onças de ouro foram produzidas no último trimestre de 2013. A conclusão da fase de comissionamento estava prevista, inicialmente, para o terceiro trimestre deste ano.

Neste ano, 20% do orçamento total da Yamana Gold para exploração será direcionado para atividades no Brasil. No início de maio, durante a 6ª edição do Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (Simexmin), em Ouro Preto (MG), o representante da Yamana, Franco Bazzon, disse que houve uma redução no orçamento global da empresa, devido à queda do preço do ouro no mercado. Segundo ele, os recursos a serem usados pela Yamana Gold em exploração mineral no Brasil caíram de US$ 39 milhões, em 2013, para US$ 13,57 milhões em 2014.

Mapa do projeto C1 Santa Luz, na Bahia. Crédito: Yamana Gold

Nenhum comentário:

Postar um comentário