quarta-feira, 6 de agosto de 2014

As Opalas

opala

Em tempos turbulentos e de tantas incertezas, não custa nada contar com a ajuda extra da proteção das gemas.
As  opalas são consideradas historicamente como as gemas mais mágicas e que mais trazem sorte. Ela é a gema com fenômeno óptico (opalescência) mais popular do mundo. Apresentando um jogo de  cores peculiar, uma irisação em forma de arco-íris que varia dependendo do ângulo que se olha. Esses arco-íris se formam graças à presença de inúmeras esferas minerais em sua estrutura que sempre tem um pouco de água.
 Várias culturas deram às Opalas podres e origens sobrenaturais. Os antigos gregos acreditavam que as Opalas davam a seus proprietários o poder da profecia e os protegia de doenças. Lendas árabes diziam que as Opalas caíam do céu nos flashes dos relâmpagos e adquiriam assim sua cor maravilhosa. Os europeus há muito a consideram símbolo de esperança, pureza e verdade.
 O nome Opala tem origem sânscrita “upala”, que significa pedra preciosa. Por ser uma gema delicada, ela é mais indicada para ser usada em pingentes e brincos, de preferência com uma montagem que proteja bem a pedra. Deve-se evitar manusear ácidos e álcoois quando se usajoias de Opalas. Elas também são sensíveis a ácido fluorídrico e soda caustica. Mudanças abruptas de temperatura podem causar fraturas nas gemas.
 Tipos:
1. Branca (ou Nobre): preciosa de cor clara com jogo de cores;
2. Negra: cinzento-escuro, azul-escuro e negra (sãomuito raras);
3. Opala de Fogo: marrom, amarela, laranja ou vermelha (nem sempre apresenta jogo-de-cor.
4. Matrix: com pedaços da rocha matriz intercalados com a opala nobre.
As principais minas produzindo Opalas na atualidadeestão  na Austrália (Branca e Negra), México (Opala de Fogo) e Brasil (Opala Branca). O maior garimpo  no Brasil é o de Boi Morto, no município de Pedro II, Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário