quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Minério de ferro abaixo de US90/t, o pior preço em dois anos leva minas da China e até do Brasil a beira da falência

Minério de ferro abaixo de US90/t, o pior preço em dois anos leva minas da China e até do Brasil a beira da falência
O preço do minério de ferro 62% caiu para US$89,20 em meio a notícias de em pior desempenho da economia chinesa. A oferta está maior do que a procura e isso deprime os preços do minério de ferro.

Entenda que essa situação é artificialmente criada pelas três grandes produtoras a Vale, Rio Tinto e BHP Billiton que conseguem produzir a custos bem abaixo dos seus competidores. Para elas as quedas de lucratividade são ocasionais e um passaporte para o controle total.

É uma estratégia que visa quebrar e fechar um grande número de minas, menos competitivas, principalmente chinesas.

Com essa tática de terra arrasada estas três empresas pretendem controlar, com mão de ferro, o maior mercado da mineração mundial.

As quedas dos preços afetam as exportações de minério de ferro brasileiras, que tiveram a pior média de preços dos últimos quatro anos.

A média da tonelada brasileira exportada foi de US$66,4, neste último mês. Isto significa que nós também vendendo uma quantidade substancial de minério de ferro de baixa qualidade.

Tudo leva crer que aqui também minas serão fechadas, já que os produtores desse minério de baixo teor, eventualmente não mais conseguirão competir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário