Quem vê essa topografia repleta de pequenos lagos, logo imagina que se trata de uma região de calcários com topografia tipo karst.
Se foi essa a sua impressão, não ficou tão longe da realidade. A rocha do subsolo é, realmente, um calcário. No entanto a topografia é moderna e está sendo estudada como um fenômeno recente denominado “bombturbation”.
Isso mesmo essa região foi devastada durante a primeira guerra mundial sofrendo intensos bombardeios que penetraram no solo e simplesmente destruíram a geologia original. As bombas caíram na região de Verdun, na França em ambas as guerras mundiais. Foram milhares delas, muitas do tipo que penetrava no subsolo destruindo as estruturas e texturas das rochas subjacentes.
O resultado é uma região cheia de cicatrizes onde o solo teve um desenvolvimento anômalo.
Os geógrafos e geólogos estão propondo novos nomes para a topografia e para a erosão que se sucedeu.
Regiões similares ocorrem em vários lugares do mundo como o Vietnã onde os americanos “despejaram” 14 milhões de toneladas de bombas...
Com as bombas vieram as crateras onde a matéria orgânica foi decomposta por ação das bactérias que destruiu, mais ainda, as estruturas das rochas remanescentes aumentando exponencialmente os processos erosivos.
É o homem afetando geologia e o meio ambiente...
Nenhum comentário:
Postar um comentário