O candidato Aécio planeja investir mais na infraestrutura e nos portos .
Com a falta de ferrovias, boas estradas e de portos o Brasil sofre de um problema crônico: não podemos exportar na velocidade e volume que o país deveria. Esse “gargalo” é agravado quando ocorrem os booms das commodities.
Nestes períodos extraordinários, onde o país deveria faturar como nunca, vemos os portos abarrotados de minério e de grãos sem poder dar a vazão que o mercado demanda.
Um problema que Dilma prometeu resolver, mas não cumpriu.
Mesmo assim, nestas ocasiões, o governo, sempre em busca de votos, celebra mais um recorde de exportação, nunca considerando aquilo que o País perde pela falta de investimento em ferrovias e portos.
São prejuízos colossais que atrasam a mineração e o país. E, mais uma das róseas estatísticas para anestesiar a população é criada. No final do dia o governo pinta um país, que nós do setor, sabemos que não existe.
Infelizmente entendemos que neste momento da campanha qualquer candidato, mesmos aqueles nanicos que não conseguem chamar a atenção de mais de uma dúzia de cidadãos desocupados, pode prometer mundos e fundos.
Mesmo assim uma promessa como a de Aécio de “Superar o gargalo de portos ineficientes e sem investimentos será uma das principais metas do nosso programa de governo” nos é extremamente simpática e nos faz sonhar com um Brasil diferente.
Afinal, o combalido universo das empresas de pesquisa mineral e da mineração, onde faltam investidores, que foram afugentados pelo descaso do governo e por leis xenofóbicas está precisando, desesperadamente, de um governo que realmente faça a diferença.
Nunca o setor esteve tão abandonado pelas autoridades.
Será que Aécio consegue? Ou estamos a ver mais uma promessa, como as muitas feitas no calor das campanhas, mas que nunca foram efetivamente cumpridas...
Autor: Pedro Jacobi
Nenhum comentário:
Postar um comentário