Existem três tipos de formação de pedras preciosas:
1. Formação magmática: são as pedras formadas pela consolidação do magma. A lava no interior da Terra sofre pressões tão grandes que se solidificam, moldando-se em cristais valiosos.
Exemplos: diamante, esmeralda e água-marinha.
2. Formação sedimentar: são as pedras formadas pela
sedimentação de outras rochas. Os minerais dissolvidos pela erosão
dessas pedras, com a ajuda do vento e da água, formam camadas que ao
evaporarem se cristalizam.
Exemplos: arenito, argilito e calcário.
Exemplos: granito, quartzo e mármore.
Existem também dois tipos de depósito, o primário e o secundário que são assim chamados devido à ordem que as pedras preciosas são encontradas.
1. Depósito Primário: As pedras desse tipo de depósito se encontram no seu local de origem, o que torna a retirada muito mais difícil.
2. Depósito Secundário: Já o depósito secundário é formado por pedras que foram transportadas do seu local de origem. No caso do depósito secundário, a pedra já foi transportada e, devido a isso, as pedras possuem formato mais arredondado. Existem três tipos de depósitos secundários: os depósitos em vias fluviais, os depósitos marinhos e, por último e menos comum, o depósito eólico.
Gemstones
Chama-se de gema um mineral, rocha ou material petrificado que, quando lapidado ou polido, é colecionável ou usável para adorno pessoal em joalheria.A distribuição das pedras preciosas pela Terra são muito irregulares. As regiões onde podemos encontrar mais pedras são a África do Sul, o sudeste da Ásia, o Brasil, a Austrália e as zonas montanhosas nos Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário