quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Costa do Marfim inicia a primeira pesquisa mineral legalizada para o coltan

Costa do Marfim inicia a primeira pesquisa mineral legalizada para o coltan



O coltan, nome dado aos minerais da série columbita e tantalita é um dos grandes responsáveis pelos genocídios africanos das últimas décadas. O coltan é extraído em garimpos e, logo após, negociado com preços aviltados pelos atravessadores e terroristas, da mesma forma como os diamantes de sangue.

É destes minerais que são extraídos os metais tântalo e nióbio, importantes na moderna indústria da aviação, dos celulares, rádios e TVs.

Com as concessões a Costa do Marfim pretende iniciar a pesquisa e a lavra legalizada do coltan, coisa que, por incrível que pareça, ainda não ocorre. As reservas de coltan no país são desconhecidas, mas, segundo o Ministro de Minas Jean-Claude Brou podem ser significativas.  

As maiores reservas africanas de tântalo ocorrem no Congo onde milhares morreram nos conflitos para explorar e controlar as reservas de coltan. Esses conflitos ameaçam não só os humanos mas, também, os animais selvagens como os gorilas do Congo. Somente no Congo existem mais de 125 empresas que operam o coltan sem seguir nenhuma norma legal ou ambiental.

A maioria do tântalo produzido na África é contrabandeado para a China onde é transformado em tântalo de grau eletrolítico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário