quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Americanos dão o primeiro passo para o controle dos bens minerais no espaço

Americanos dão o primeiro passo para o controle dos bens minerais no espaço



Afinal, os asteroides e os recursos minerais espaciais são dos americanos, dos chineses, dos russos ou da humanidade?

Para dois membros do Congresso Americano esta resposta já está equacionada.

Eles estão introduzindo o Asteroids Act uma legislação que visa proteger as empresas americanas que forem lavrar os asteroides.

A lei vai promover o uso comercial dos asteroides nos Estados Unidos dando à Administração Federal da Aviação (FAA) os poderes para facilitar a exploração, desencorajar barreiras governamentais (dos outros governos), alinhar as regras àquelas existentes nos Estados Unidos e promover o “direito” de empresas comerciais americanas de explorar, transferir e até vender os recursos.

Em suma, com o Asteroids Act os americanos estão se apossando, sem nenhuma cerimônia ou consulta, de um dos patrimônios da humanidade.

Desde quando eles têm essa prerrogativa?

A arrogância dos americanos só perde para a sua imensa ingenuidade.

Segundo eles, no item 7 (Property Rights),  todos os recursos auferidos no espaço sideral (observe que não é só nos asteroides) são de propriedade da entidade que encontrar os referidos recursos. Como os projetos americanos estão mais desenvolvidos que os do resto do mundo eles querem com isso, simplesmente se apoderar de todo o bem mineral encontrado no espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário