quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Construção da maior mina de platina do mundo, no Platreef, ainda em atraso

Construção da maior mina de platina do mundo, no Platreef, ainda em atraso


O Platreef é uma camada norítica rica em níquel, cobre, ouro e platinóides, que ocorre na parte nordeste do complexo máfico-ultramáfico do Bushveld. O Platreef é conhecido há várias décadas, mas, até hoje, a mina, que promete ser a maior do mundo não sai do papel.

O atual dono, o bilionário da mineração Robert Friedland e o Governo da África do Sul não conseguem entrar em acordo sobre a contribuição da mina à comunidade local. O projeto, que deverá custar US$1,6 bilhões continua a espera da autorização para iniciar.

O Platreef está situado em uma região do Limpopo, onde as ricas fazendas sul-africanas e as pobres comunidades rurais negras coexistem. O índice de desemprego entre as comunidades negras locais é de 40%  e a mineradora planeja reservar 26% de suas ações para o chamado “black economic empowerment” . Segundo o plano de Friedland 20% será controlado por um fundo, em benefício das 20 comunidades locais, que abrigam 150.000 pessoas. Os 6% restantes serão divididos entre os empregados negros e investidores.

O projeto, quando em andamento, deverá produzir 785.000 onças de platina, paládio, ródio e ouro.





Sondagens no Platreef a sudeste de Potgietersrus

Nenhum comentário:

Postar um comentário