quinta-feira, 2 de abril de 2015

Diamante: as duas maiores potencias mundiais se preparam para controlar o mercado

Diamante: as duas maiores potencias mundiais se preparam para controlar o mercado


Na Conferência Mundial do Diamante realizada na semana passada em Nova Deli, na Índia, os representantes da Rússia e da Índia se reuniram e planejaram uma estratégia que vai dividir o mundo do diamante.

A Rússia é a maior produtora de diamantes brutos e a Índia o maior centro de industrialização do diamante mundial. Uma aliança entre as duas potências irá criar uma gigantesca sinergia no comércio e na indústria do diamante mundial que vai desequilibrar a balança.

Foi essa visão que colocou na mesma mesa, Vladimir Putin e o Primeiro Ministro Indiano Narendra Modi.

A ideia de Modi é usar os diamantes da Alrosa, que produz 99% dos diamantes da Rússia, para alavancar a já gigantesca indústria de diamantes indiana. Desta forma a partir de 2015 a Alrosa vai suprir diretamente os lapidários indianos e joalherias, em um negócio orçado em US$2,1 bilhões até 2017.

As principais empresas de mineração do mundo poderão também importar e exportar diamantes se participarem da Zona Especial a ser criada na Índia. Com a nova legislação os russos poderão exportar diamantes brutos para a Índia e importar os diamantes lapidados sem o pagamento de taxas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário