Aspectos Gerais
As características únicas desta pedra preciosa justificam a origem de seu nome, do grego adamas, significando invencível. Sua extraordinária dureza que permite um polimento perfeito, somada ao brilho adamantino, dispersão e transparência magníficos realçam acentuadamente sua beleza. Sua estabilidade química contribui para torná-lo a gema de maior durabilidade dentre todas.Constituído de carbono cristalizado e dotado de grande simbolismo amoroso, o diamante tem, comumente, uma coloração que vai deincolor a levemente amarelada ou amarronzada, embora possa ocorrer naturalmente em muitas outras cores.
Embora não se tenha desvendado inteiramente a origem dos diamantes, sabe-se que eles se formam sob condições termodinâmicas restritas, a pressões e temperaturas muito elevadas, que somente existem em profundidades superiores a 150 quilômetros.
Os diamantes foram descobertos noBrasil no ano de 1714, na região do antigo Arraial do Tejuco, hoje Diamantina. Até então, Índia e Bornéu eram os únicos países produtores desta gema. Durante mais de 150 anos, o Brasil foi o maior produtor mundial, até a descoberta de diamantes na África do Sul, em 1866, pela primeira vez em uma fonte primária, a rocha matriz denominada kimberlito, alterando completamente o panorama mundial.
Atualmente, os diamantes são encontrados em todos os continentes, destacando-se a África e, entre os países, Botswana, Rússia, Canadá, Angola, República do Congo, África do Sul e Namíbia.
O Brasil, que voltou a apresentar grande potencial diamantífero em termos de reservas, atualmente, detém menos de 1% da produção mundial, concentrada nos Estados de Mato Grosso, Rondônia, Minas Gerais, Roraima e Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário