domingo, 12 de abril de 2015

Num período em que reis comandavam Estados com poderes ilimitados, em que a igreja se via diante da necessidade de reformulação de seus paradigmas

Num período em que reis comandavam Estados com poderes ilimitados, em que a igreja se via diante da necessidade de reformulação de seus paradigmas, em que a racionalidade alcançava um status complexo e sistemático, em que a ciência dava sinais claros de poder contra a irracionalidade, somente um nome como barroco poderia sintetizar a época. O barroco é um período conhecido por sua volúpia, seu exagero, sua volta, sua sobra. Pode-se dizer que arte deste tempo, foi o resultado do complexo conjunto de fatores religiosos, políticos e culturais em diálogo com as vicissitudes humanas.

As joias deixaram de caminhar lado a lado com as Belas Artes, e a preocupação se voltou novamente para as pedras. O aprimoramento das técnicas sobrepôs-se à expressão intelectual de status ou crença religiosa. É a época em que Paris, sob o reinado de Henrique IV, foi reconhecida como centro da moda. Esse desenvolvimento só foi possível pelo aumento do fornecimento de pedras preciosas, fruto da permissão concedida aos joalheiros portugueses pela Companhia das Índias para comercialização destes produtos.
Foi um período de êxito no campo técnico, com várias inovações,decorrentes das descobertas das leis da refração e dos princípios da geometria analítica. Restam, porém poucas peças originais da época. O alto valor comercial de suas pedras fezcom que as peças fossem desmontadas para sua reutilização em joias mais adaptadas à moda das épocas subsequentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário