De Beers vira a mesa
A Sul-Africana De Beers já foi a maior produtora de diamantes do mundo. Neste passado glorioso ela, além da produção, controlava também o mercado e os preços dos diamantes mundiais através da misteriosa CSO.
CSO ou Central Selling Organization era uma organização dedicada à comercialização da maioria dos diamantes produzidos no mundo.
Neste período ninguém conseguia atravessar a CSO e vender seus diamantes.
A CSO e suas subsidiárias nada mais eram do que um cartel mundial controlado pela De Beers que comandava, com mão de ferro, o comércio e o estoque de diamantes do mundo.
O diamante só atingiu os preços elevadíssimos de sua história recente graças a um planejamento e estratégia de marketing e controle criados e seguidos à risca pela CSO.
Nos tempos áureos a De Beers controlava os preços a compra o estoque e as vendas.
Os investimentos em marketing se tornaram verdadeiros “cases” como as frases “diamonds are forever” ou “Diamonds are a Girl´s best friend” repetidas incessantemente nos vários cantos do mundo.
Com inteligência e investimentos gigantescos a De Beers instilou o desejo e reinventou o diamante.
Nas últimas décadas os cristais de carbono tornaram-se símbolos de status e peças obrigatórias nos casamentos e noivados, fomentando as vendas bilionárias da CSO que através de um rígido controle de estoque, mantinha os preços nos níveis desejados.
Foi quando a concorrência apareceu e com ela o declínio da gigante sul-africana.
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