domingo, 31 de maio de 2015

O Dia do Geólogo


O Dia do Geólogo





Dia 30 de maio é o dia do Geólogo., uma das profissões mais extraordinárias e belas entre todas.

É óbvio que eu, um Geólogo com mais de 44 anos de experiência, sou absolutamente tendencioso quando faço essas afirmativas.

Mas fique tranquilo, pois eu não estou só.

Um estudo feito entre 220.000 estudantes universitários do Reino Unido mostrou que 95% dos estudantes de Geologia estavam totalmente satisfeitos com o curso de Geologia.

Esta estatística é repetida em quase todos os lugares do mundo, pois nós Geólogos adoramos a Geologia!

É raro ver outro grupo de profissionais, que por opção própria, só fala naquele jargão hermético da Geologia, sobre um único assunto: Geologia.

Não porque o Geólogo seja um chato de galochas.

Assim como a maioria não consegue desligar o seu smartphone o Geólogo não consegue facilmente desligar da Geologia. A Geologia de tão interessante, vasta e complexa é viciante.

Será por que se trata de uma Ciência abrangente e extraordinária que lida com a Terra e com o Universo?

Ou o que nos move é que no final de um dia de trabalho intenso, mergulhado na natureza, após subir morros, atravessar matas, tomar banhos em córregos, sempre vai existir aquele papo interessante regado a muita cerveja gelada?

Ser Geólogo é ser curioso.

É ter a natureza como seu escritório e fazer do seu dia a dia a aventura que tantos almejam, mas quase nunca irão conseguir.

É olhar para as rochas (um Geólogo nunca fala em pedras) com um olhar cúmplice que só outro Geólogo, que também conhece, poderá entender.

É falar com propriedade em bilhões de anos como se fossem dias, em mares que já se foram, em ambientes que não mais existem.

É entender a pequenez do ser humano.

É usar a mais alta tecnologia para trabalhar uma microscópica parte de um mineral da mesma forma como ele estuda os processos geológicos que fazem a Terra ser o que é.

Ser Geólogo é ser criativo.

É se emocionar com a descoberta. É ter um martelo, uma lupa, um gps e mudar a história econômica da região e do país.

É ter a certeza de sua importância na sociedade e ver que quase tudo que nos cerca, sem exceção, tem o dedo de um colega Geólogo.

Ser Geólogo é ser Global.

O Universo é a nossa ostra. Podemos atuar em qualquer lugar deste ou de outro planeta ao contrário de tantas outras profissões.

Ser Geólogo é estar feliz com a profissão e não precisar celebrá-la em apenas um dia, mas curti-la ao longo dos 365 dias do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário