sexta-feira, 26 de junho de 2015

Cometa 67P: robô Philae acorda e se prepara para voltar ao trabalho

Cometa 67P: robô Philae acorda e se prepara para voltar ao trabalho




Depois de sete meses de inatividade a pequena nave Philae teve as suas baterias recarregadas e reiniciou o contato com a nave-mãe Rosetta.

Há dois dias atrás a Philae voltou a contatar a Rosetta e enviou um pequeno relatório de status que demonstra que ela já está em condições de trabalhar mesmo durante a noite, no cometa 67P/ Churyumov-Gerasimenko. Na realidade ela já estava operacional em maio, mas precisava de energia extra para as comunicações.

No momento a nave Rosetta, que está orbitando o 67P, tem a sua órbita reajustada para manter um contato mais prolongado com o robô Philae, pousado em uma zona escura do cometa.

Em decorrência das boas notícias a Agência Espacial Europeia está ampliando a operação até setembro de 2016. Originalmente esta operação deveria ser encerrada em dezembro de 2015.

As observações da Rosetta e da Philae atingirão o ápice quando o cometa estiver mais próximo do sol o que deve ocorrer no dia 13 de agosto.

Os próximos estudos estarão focados no pó, plasma e gases expelidos do núcleo do cometa quando próximo ao sol.

A descoberta mais recente foi feita pela câmara Osiris da nave Rosetta, que identificou gelo embaixo da poeira do 67P. A nave já localizou mais de 120 pontos com gelo na superfície do cometa.

A descoberta é fundamental e comprova a teoria de que cometas são ricos em água e matéria orgânica e, possivelmente, são os responsáveis pela disseminação da vida no universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário