segunda-feira, 8 de junho de 2015

O QUE É ZIRCÔNIA?

O QUE É ZIRCÔNIA?


Onde tudo começou.

O QUE É ZIRCÔNIA?  é conhecida popularmente como apenas Zircônia, é o Oxido de Zircônio (Zr02), um material muito raro na natureza, porém é amplamente fabricado em laboratórios, como uma imitação do Diamante, sendo que a dureza da Zircônia é 8,5/9 na escala Mohz, sendo o Diamante tem a maior dureza na escala Mohz que são 10.
Opticamente duro e geralmente incolor que imita o Diamante, mas também pode ser fabricado em varias cores que imitam cores das pedras naturais, não podemos confundir com o Zircão que é o Silicato de Zircônio (ZrSi04)
Pulseira com Zircônia Cúbica
Amostra de Zircônia Cúbica.
.

Seu Custo

A Zircônia pelo seu baixo custo de fabricação durabilidade e sua semelhança com o Diamante, é considerado o mais importante simulador de diamantes, sendo gemologicamente bem próximo ao Diamante desde 1976.
Temos hoje cultivado em laboratório o Moissanite, gemologicamente melhor que a Zircônia, porém como é fabricado em baixa escala e seu tempo de fabricação é alto seu custo se torna seu preço maior que a Zircônia.


Pedra Zircônia Cúbica
Zircônia Cúbica lapidada oval Peridoto

Dados técnicos.

Seu peso específico é 5,6 a 6 Gr/cm2, é cristalograficamente isométrico semelhante ao do Diamante, este é o mais importante atributo a Zircônia, este material sintetizado contém uma porcentagem de estabilizador molar, a fim de evitar a formação de cristais monoclínicos, este estabilizador é necessário para formação de cristais cúbicos, que podem ser o ítrio ou o óxido de cálcio.
Seu ponto de fusão é extremamente alto (2750 graus Celsius), sendo inicialmente muito difícil seu derretimento e ao mesmo tempo sua industrialização, porém em 1976 aconteceu o ápice do desenvolvimento para o início da produção, onde até hoje se desenvolve graças às novas tecnologias e equipamentos modernos.
Com a melhoria das tecnologias aplicada em sua fabricação e sua proximidade aos Diamantes, hoje temos grandes dificuldades em distinguir a Zircônia Cúbica  do Diamante visto sua semelhança, por vezes tem-se que usar laboratórios a fim de distinguir um do outro, também com as pessoa que sempre tentarão “passar” alguma imitação da mais preciosa das pedras que é o Diamante.

Seu uso nas joias.

Coleção de Zircônias.
Pedras Zircônias.
Os cuidados com suas Joias de Prata com Zircônias devem ser constante, pois todas as joias precisam de limpeza e manutenção para que permaneçam sempre bem cuidadas e polidas, temos sempre que levar em conta as diferenças entre o metal que é produzida joia e a pedra nela cravada, pois a zircônia cúbica pode resistir a maiores atritos que a Prata, é há casos que o metal a qual foi fabricada a joia tem maior resistência que a pedra nela cravada, sendo assim sempre é bom, em caso de dúvida, levar sua joia para limpeza e polimento a um profissional de sua confiança.

Cuide de sua joia, que a terás para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário